O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai atualizou, nesta semana, o andamento das obras de acesso à cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, que ligará as cidades de Presidente Franco e Foz do Iguaçu.
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Oficialmente concluída desde o segundo semestre de 2023, a ponte sobre o Rio Paraná segue sem ser utilizada pelos moradores do Brasil e do Paraguai, devido à falta de conclusão das vias de acesso nas duas cabeceiras.
No caso do Paraguai, o Lote Urbano, que compreende as vias de ligação entre a Ponte da Integração e o perímetro urbano de Presidente Franco, está praticamente concluído. A nova aduana e o pátio de caminhões, contudo, só deverão ser finalizados nos próximos dois trimestres.
Um dos trabalhos mais complexos é o do Acesso Rural, que inclui os lotes 1 e 2. O Acesso Rural contempla mais de 30 quilômetros de rodovias, formando um anel viário entre Los Cedrales, Presidente Franco, Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias.
De acordo com o MOPC, o Lote 1 está com 50,8% de execução. Na segunda-feira (9), terá início a construção dos pilares do novo trevo viário entre Los Cedrales e Presidente Franco, que fará parte do trecho final do Corredor Metropolitano del Este (CME), como é chamado o acesso à Ponte da Integração.
Já a obra com cronograma mais tardio é a da nova ponte sobre o Rio Monday, que está apenas na fase inicial de construção. O planejamento original previa a conclusão até dezembro de 2025, o que poderá ser adiado, a depender do andamento dos trabalhos.
Financiamento das obras de acesso
Com custo estimado de US$ 212 milhões, o Corredor Metropolitano del Este é financiado com recursos contratados pelo governo do Paraguai junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina.
Em Foz do Iguaçu, as obras de acesso à Ponte da Integração são financiadas pela diretoria brasileira de Itaipu, por meio de convênio com o governo do Paraná. Para saber o atual estágio da construção, em reportagem publicada pelo H2FOZ, clique aqui.
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