Jazzcaré Trío apresenta música de fronteira em show neste sábado em Puerto Iguazú

Repertório inclui gualambao, ritmo originado nas Três Fronteiras, samba, milonga e chamamé; grupo é formado por artistas do Brasil e Argentina.

Apoie! Siga-nos no Google News

A cidade de Puerto Iguazú recebe o show de música de fronteira do Jazzcaré Trío, neste sábado, 11, a partir das 22h30, no El Loco Heraldo, bar que fica no centro da cidade. O grupo é formado pelos músicos brasileiros Sergio e Amauri Copetti e pelo argentino Sebastian Pereyra, com forte atuação nos palcos das Três Fronteiras.

O trio irá apresentar repertório que inclui samba e maracatu, do Brasil; milonga e chamamé, da Argentina; entre outros ritmos dos países vizinhos. Outro destaque é a gualambao, música originada na fronteira trinacional, na década de 1950, atribuída ao compositor Ramón Ayala, que viveu em Misiones.

O projeto uniu Seba e os irmãos Copetti em 2015, tendo como promessa o que chamam de “estética da fronteira”, a partir de arranjos próprios e atinentes à formação em trio. Desde então, “desenvolvemos um repertório de música instrumental com elementos da Argentina e Brasil, como dos demais países que compartilham fronteiras com eles”, explica Sebastian.

Além de levar música de fronteira aos palcos da região, o Jazzcaré se dedica à produção do primeiro trabalho discográfico, ao estudo e à pesquisa da diversificada produção musical deste pedaço geográfico da América do Sul. O trio tem Sergio Copetti no contrabaixo, Amauri na bateria e Seba no violão.

O gualambao, ritmo que está no repertório do trio, foi tema de produção acadêmica de Sebastian Pereyra. “Nasce como uma expressão para representar a região das Três Fronteiras, com a ideia de abraçar em uma só forma musical a totalidade da paisagem que existe na região”, escreveu em trabalho de pós-graduação.

Arte: Divulgação


Assista ao trabalho do Jazzcaré Trío:

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.