Brincantes levarão carnaval à Avenida Brasil em Foz do Iguaçu pelo 2.º ano

Folia gratuita revisitará os carnavais de rua da cidade, com baterias, culturas populares e muito samba no pé.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Avenida Brasil será um dos pontos mais democráticos do carnaval de Foz do Iguaçu, na segunda-feira, 12, a partir das 18h, com folia gratuita e sem catracas. A proposta chega à segunda edição, com a ideia dos organizadores de rememorar os carnavais de rua que aconteciam na cidade em outros tempos, em uma agenda alternativa à programação oficial.

LEIA TAMBÉM:
Bloco Amigos da Onça promove ‘rugido de carnaval’ em Foz do Iguaçu
Canja de carnaval ajudará entidade em Foz do Iguaçu
Feriadão de carnaval movimentará o turismo em Foz do Iguaçu
Carnaval deve injetar R$ 2,5 bilhões no turismo do Paraná

O Carnaval da Brasil ainda une a alegria carnavalesca ao propósito de dar centralidade a uma das principais vias iguaçuenses. Esse centro comercial e de serviços, permeado de história e memória, é tomado como marco inaugural do processo de constituição urbana e de desenvolvimento.

Para embalar os brincantes, a programação reunirá afoxé, baterias de percussão, maracatu e, não poderia faltar, muito samba no pé. O ritmo será conduzido por artistas e grupos culturais de Foz do Iguaçu, sendo:

  • Afoxé Ogúm Funmilayó;
  • baterias do bloco Demorei Mas Cheguei, Papai Urso e Mocidade Unida do Porto Meira;
  • Baque Mulher;
  • discotecagem de DJ Mano Zeu;
  • maracatus Kaburé e Alvorada Nova.

O organização trabalha para amplificar o sucesso da primeira edição do evento, projetando reunir mais de dois mil foliões na avenida central da cidade. Promovido pelo Bloco do Papai Urso, conta com apoio do Coletivo de Cultura Popular de Foz do Iguaçu e do Núcleo de Empresários da Avenida Brasil.

Clóvis Quadros, presidente do Bloco do Papai Urso e organizador do evento, explica que o Carnaval da Brasil deriva do anseio de grupos que vivenciam o espírito carnavalesco sem padrões e formatações prepostas, fivelas do meio comercial ou da prefeitura. “É um encontro da população, para viver a leveza e a diversão do carnaval de rua, sem visar lucros ou atender a interesses políticos ou particulares”, expõe o carnavalesco.

Atenção, brincantes!

Será permitido levar cadeiras, comidas e bebidas ao Carnaval da Brasil, mas são proibidos garrafas e copos de vidro. Haverá banheiros químicos, segurança particular e ambulância. A área será isolada, com o trânsito redirecionado para ruas adjacentes, com ações coordenadas pela equipes do Foztrans.

Arte da folia

A cada edição, um artista de Foz do Iguaçu será convidado a assinar a identidade visual do evento. Neste ano, o designer gráfico André Crevilaro empresta o seu talento, retratando formas humanoides a dançar em celebração ao carnaval, rendendo-se aos encantos da folia e da “avenida vermelha”.

Carnaval da Brasil
Data: 12 de fevereiro (segunda-feira), das 18h à meia-noite
Local: Avenida Brasil, 330 ao 450, centro, na quadra da Calce e Pague
Participação gratuita

LEIA TAMBÉM