H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

Projeto Memória das Cataratas completa 10 anos

Projeto Memória das Cataratas completa 10 anos

O Projeto Memória das Cataratas completou 10 anos e quem conta esta história é Jorge Pegoraro, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, e chefe do Parque Nacional do Iguaçu por 12 anos. Atualmente Pegoraro vive em Curitiba, mas fez questão de compartilhar com os leitores do H2Foz uma breve releitura sobre esta década dedicada à história iguaçuense.

H2Foz - Renata Thomazi

 

Por Jorge Pegoraro

Bem, o Projeto Memória das Cataratas (PMC) surgiu em 2008, quando buscávamos idéias para os festejos e comemorações de 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu – PNI, ou seja, um ano antes do aniversário do Parque, que seria comemorado em 10 de janeiro de 2009.

Com o apoio da Lígia Basso (co-idealizadora do projeto) e com patrocínio da Itaipu-Binacional e das concessionárias do Parque, pudemos realizar o sonho de tornar realidade um projeto que seria o resgate de uma pequena parcela da rica história de Foz do Iguaçu, porém não menos importante, a história dos moradores da cidade, dos funcionários, ex-chefes, visitantes e sua relação com o parque nacional. Para isso, foram realizadas visitas e entrevistas com pioneiros e moradores antigos da cidade, recolhendo fotografias antigas que foram digitalizadas e tratadas para serem oportunamente utilizadas.

 

"Cataratas do Iguassú", imagem da década de 50 /  Arquivo PMC, cedido gentilmente por Jorge Pegoraro 

O PNI marcou uma época muito importante na vida de muitos cidadãos de Foz do Iguaçu, pois após sua criação, em 10 de janeiro de 1939, vieram os primeiros funcionários, a construção das primeiras casas, a construção da usina São João, o hotel das Cataratas, o asfaltamento da estrada que hoje liga o centro de Foz até as Cataratas. O início das construções de infraestrutura referentes à visitação, tais como: trilhas, passeio do macuco safari, helicóptero, mirantes, centro de visitantes, etc.

 

Família nas Cataratas do Iguaçu durante visitação na década de 50 / Arquivo PMC, cedido gentilmente por Jorge Pegoraro  

 

O "Tarzan" das Cataratas, Franz Kholenberger / Arquivo PMC, cedido gentilmente por Jorge Pegoraro 

 

Até os dias atuais a força de trabalho que o parque e a visitação nas cataratas do Iguaçu proporcionam é de extrema importância para a cidade e região, tanto na geração de empregos diretos como indiretos.

Pois bem, para as comemorações dos 70 anos, além do tradicional bolo de aniversário, foi lançado o PMC, com a apresentação do acervo arrecadado na cidade, principalmente fotografias, que oportunizou a montagem de uma bela exposição com fotos antigas, além de um livro – Meu Vizinho o Parque Nacional do Iguaçu (escritores: Marcos Sá Corrêa e Lorenzo Aldé) e um documentário sobre o projeto.

Visitantes da exposição Memória das Cataratas / Arquivo PMC, cedido gentilmente por Jorge Pegoraro 

Posteriormente, em 2015, foi inaugurado no Centro de Visitantes do PNI um espaço denominado Espaço Memória das Cataratas, para eternizar este momento, com muitas fotos digitalizadas, documentários, objetos antigos, tudo para manter viva a história e memória do PNI.

 

Ana Luz Palmar e Marcelo Penayo prestigiando as Memórias das Cataratas / Arquivo PMC, cedido gentilmente por Jorge Pegoraro 

Muitas histórias interessantes ficaram para sempre documentadas no PMC. Os causos do antigo funcionário Pedro Berger, as belas histórias do Franz Kholenberger, um dos primeiros gerentes do Hotel das Cataratas; inclusive o PMC apoiou a publicação do Livro O Homem das Cataratas, em homenagem ao “Seu Franz”.

 

Franz Kholenberger foi homenageado com a publicação do livro "O homem das Cataratas", projeto apoiado pelo PMC / Arquivo PMC, cedido gentilmente por Jorge Pegoraro 

A linda história da Família Basso, proprietária do primeiro cinema de Foz, Família Araújo, e a bela história de vida da Sra. Irma Rios Pruner, falecida há pouco tempo aos 99 anos, que foi uma das protagonistas do PMC, onde relatou fielmente os acontecimentos que levara o seu avô quando recebeu em Foz o ilustre inventor e aviador Alberto Santos Dumont para uma visita de 3 dias nas Cataratas, no então Hotel Brasil.

Irma Rios Pruner, acompanhada com visitantes. Foto da década de 50 / Arquivo PMC, cedido gentilmente por Jorge Pegoraro 

Atualmente, o Espaço Memória das Cataratas vem sendo mantido pela concessionária Cataratas do Iguaçu S.A, sob coordenação da administração do PNI.

Sou um entusiasta da história de Foz do Iguaçu e do PNI, tenho pesquisado na internet, adquirido livros e documentos sobre o assunto, consultado bibliotecas, conversado com antigos moradores e pioneiros, enfim, acredito que já possuo um grande material sobre o tema.

Hotel das Cataratas / / Arquivo PMC, cedido gentilmente por Jorge Pegoraro 

A idéia é continuar com o PMC, principalmente na internet, buscando contribuições da comunidade e novas histórias para juntos irmos montando este “quebra cabeças” sobre a rica história de sucesso, especialmente focando no turismo sustentável e ecoturismo de Foz do Iguaçu.

 

Exposição de fotos do PMC  / Arquivo PMC, cedido gentilmente por Jorge Pegoraro 
A história registrada em texto e imagem durante exposição do PMC / / Arquivo PMC, cedido gentilmente por Jorge Pegoraro 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X