Rádio Clube
H2FOZ

Início » Últimas Notícias » Francisco Sampaio aciona Justiça para assumir cargo na ausência do prefeito

Cidade

Francisco Sampaio aciona Justiça para assumir cargo na ausência do prefeito

Vice afirma que decisões “não podem aguardar ao bel prazer do regresso do prefeito”; Chico Brasileiro anunciou e revogou transmissão do cargo.

3 min de leitura
Francisco Sampaio aciona Justiça para assumir cargo na ausência do prefeito
Vice entrou na Justiça para assumir prefeitura - foto: Arquivo H2FOZ

O vice-prefeito Francisco Sampaio (União Brasil) ingressou na Justiça com mandado de segurança e pedido de liminar para assumir a prefeitura na ausência de Chico Brasileiro (PSD), que irá à China entre 30 de novembro e 5 de dezembro. A viagem é institucional.

LEIA TAMBÉM:
Chico Brasileiro volta atrás e não passa cargo ao vice para ir à China
Chico Brasileiro viaja à China e passa cargo ao vice

Inicialmente, no ofício comunicando o afastamento temporário enviado à Câmara de Vereadores, lido em sessão, o prefeito registrou que o cargo seria transferido para o vice. Depois, enviou novo documento desfazendo a transmissão da função.

Na ação judicial, Francisco Sampaio cita que já ocupou a titularidade da gestão em três momentos. Ele exerceu o cargo de prefeito quando Chico Brasileiro foi para Dubai, em outubro de 2021; nas férias do titular, em janeiro de 2022; e na viagem à Colômbia, entre fevereiro e março deste ano.

Ele elenca esses períodos em que foi prefeito em exercício para refutar o argumento de Chico Brasileiro de que não é necessário transmitir o cargo em casos de ausências do administrator em períodos de até 15 dias. Para o vice, o motivo é político.

Torna-se “claro que as motivações, dessa vez, são tacanhas e individualistas, colocando-se acima do interesse coletivo do povo de Foz do Iguaçu em ter prefeito durante a viagem”, cita o processo judicial. “As decisões políticas urgentes não podem aguardar ao bel prazer do regresso do prefeito”, critica a peça.

O H2FOZ pediu posicionamento da assessoria do prefeito sobre a ação na Justiça, mas até o momento não obteve retorno. Publicamente, Chico Brasileiro tem dito ser possível assinar papelada de qualquer lugar, com uso da tecnologia.

O prefeito vai à China para o fórum em que serão partilhadas “ideias sobre o desenvolvimento civilizacional, bem como o diálogo e a aprendizagem mútua de culturas, entre outros temas de profundo significado”. Esse objetivo consta do ofício entregue ao Legislativo, formalizando a ausência temporária.

Sem acordo

As divergências são mais um capítulo em torno do rompimento político entre o prefeito e seu vice. Em busca da reeleição, Chico Brasileiro deu um “chega-pra-lá” no antigo vice, Nilton Bobato (PT), escolhendo Francisco Sampaio para a função, de olho no eleitor de espectro ideológico à direita.

Não tardou o rompimento, em 2021, envolvendo a priorização das primeiras vacinas contra a covid-19, o que veio a público no começo do ano seguinte, quando o vice-prefeito questionou a eficácia do passaporte vacinal obrigatório. E piorou com as eleições logo em seguida.

Francisco Sampaio concorreu a deputado estadual ano passado. Sua decisão contrariou as alianças pretendidas pelo grupo político da prefeitura, que buscava ter a primeira-dama e então secretária de Saúde, Rosa Maria Jeronymo, como a única postulante desse campo à Assembleia Legislativa.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

1 comentário em “Francisco Sampaio aciona Justiça para assumir cargo na ausência do prefeito”

  1. Agnario

    Chico brasileiro o prefeito de Foz do Iguaçu não ganha mais a nenhum cargo eletivo.

Os comentários estão encerrado.