Chico Brasileiro viaja à China e passa cargo ao vice

Prefeito participará de fórum a convite do governo chinês, que arcará com as despesas, conforme a gestão; Francisco Sampaio assumirá na próxima semana.

Apoie! Siga-nos no Google News

Ofício lido na sessão da Câmara de Vereadores, nessa sexta-feira, 24, formaliza o comunicado de ausência do prefeito Chico Brasileiro (PSD) do cargo, entre 30 de novembro e 5 de dezembro, para viagem oficial à China. O vice-prefeito Francisco Sampaio (União Brasil) assume o cargo no período.

LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu atinge 200 mil eleitores e pode ter 2.º turno

O documento cita que Chico Brasileiro participará, a convite, do Fórum Liangzhu, organizado pelo governo chinês. O evento deverá reunir funcionários, peritos e profissionais da cultura de vários países, conforme o ofício.

O fórum será para os participantes “partilharem ideias sobre o desenvolvimento civilizacional, bem como o diálogo e a aprendizagem mútua de culturas”, justifica. “Entre outros temas de profundo significado”, conclui o ofício do prefeito ao Legislativo.

A assessoria confirmou ao H2FOZ a viagem do prefeito. Em nota, reporta que Foz do Iguaçu foi a única cidade da América Latina convidada a integrar a Federação Internacional de Turismo da República Popular da China.

“E a convite do governo chinês, o prefeito cumprirá agenda externa dos dias 30/11 a 05/12, para participar da Aliança das Cidades Turísticas, com as despesas arcadas pelos anfitriões do evento”, escreve.

O Fórum Liangzhu é um dos eventos que a China inclui entre as medidas para reforçar parcerias em torno da iniciativa denominada Cinturão e Rota para Cooperação Internacional. A ideia se assenta nas conectividades, da política ao comércio.

Lá fora

O comunicado de ausência ao Legislativo é uma exigência da Lei Orgânica do Município. Anteriormente, o prefeito Chico Brasileiro fez viagens internacionais institucionais para os Emirados Árabes, Colômbia e Portugal, transferindo temporariamente a função. Nessa última viagem, ao território português, não houve transmissão de cargo.

No balanço de sua incursão a Dubai, em 2021, o prefeito informou que, junto com o governador do estado, pleiteou aos diretores da Emirates Airlines, empresa aérea que opera em mais de 65 países, a inclusão de Foz do Iguaçu como destino das rotas da companhia.

“Obrigado governador e equipe Invest Paraná pela grande ajuda para transformar Foz num grande hub aéreo”, comemorou Chico Brasileiro, na época, por meio da Agência Municipal de Notícias (AMN). A rota ainda não foi efetivada.

Já em relação à agenda na Colômbia, em março deste ano, o prefeito disse fortalecer a estratégia de internacionalização da cidade. “Segundo o prefeito, a aproximação com a ACI Medellín será benéfica para o desenvolvimento de projetos que irão impulsionar Foz do Iguaçu como um local propício a receber investimentos inovadores, projetos de desenvolvimento urbano, ambiental e turístico”, escreveu a AMN.

Em maio, Chico Brasileiro Brasileiro participou do Paraná Day Portugal, em Lisboa. O evento, argumentou, ao informar a viagem, é “voltado para os órgãos representativos do setor de turismo”, incluindo “agendas com órgãos internacionais para expansão e promoção do turismo no município.”

Documento extraído do portal da Câmara Municipal, em matérias legislativas – foto: Reprodução
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.