Modelo de programa de Itaipu será levado a outras partes do país

Metodologia de governança do Itaipu Mais que Energia servirá de base para a gestão de políticas públicas federais.

Apoie! Siga-nos no Google News

Lançado em 2023, com investimentos previstos de R$ 2,3 bilhões em municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, o programa Itaipu Mais que Energia terá sua metodologia replicada na gestão de políticas públicas federais em outras partes do Brasil.

Leia também:
Itaipu e Embrapa iniciam inventário florestal na margem brasileira

A iniciativa foi anunciada, nessa quarta-feira (20), em Curitiba, no lançamento do convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade, firmado por Itaipu e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) durante o Encontro dos Municípios Paranaenses (Emupar).

O evento teve a participação de autoridades como o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, que elogiou o envolvimento da binacional nos projetos de desenvolvimento econômico e social em sua área de atuação.

“O mais importante é que o investimento em projetos é feito de forma descentralizada, diretamente para os municípios”, apontou Alckmin.

Firmado nessa quarta, o convênio de gestão participativa, coordenado pelo PTI, tem o objetivo de acompanhar a execução dos investimentos do Itaipu Mais que Energia em cada um dos 434 municípios atendidos.

Eles serão divididos em cinco grandes regiões, com uma coordenação local, que vai visitar os municípios e avaliar o andamento das políticas públicas. Esse modelo de governança servirá de protótipo para aplicação em outros estados.

“Cada estado pode ter um grupo de governança para acompanhar as políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal naquela região”, explicou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, citado pela assessoria.

Com um aporte de R$ 76 milhões de Itaipu, o convênio está estruturado em três grandes eixos: implementação da metodologia de gestão democrática, aplicação de processos formativos e realização de atividades culturais.

As ações já aprovadas no Itaipu Mais que Energia incluem obras de infraestrutura e projetos ambientais, de responsabilidade social e de turismo sustentável, com impacto direto, segundo Itaipu, em cerca de 1,5 milhão de paranaenses e sul-mato-grossenses.

(Com informações de Itaipu Binacional)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.