Presidente Lula virá a Foz do Iguaçu na semana que vem – saiba mais

Presidente cumprirá na cidade agenda paralela à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que acontecerá no lado argentino da fronteira.

Apoie! Siga-nos no Google News

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fará visita a Foz do Iguaçu, na próxima semana, em agenda paralela à 62.ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, que acontecerá na cidade vizinha de Puerto Iguazú. O evento do bloco regional está marcado para os dias 3 e 4 de julho, no hotel argentino das Cataratas.

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

Leia também:
Em visita a Foz do Iguaçu, Lula anuncia retomada das obras da Unila

Lula e os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Mario Abdo Benítez (Paraguai) e Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai) participarão no segundo dia da cúpula, terça-feira (4). Já a segunda-feira (3) estará reservada para os debates das instâncias técnicas do bloco, com a presença de ministros e diretores das instituições oficiais.

Conforme a previsão inicial, a chegada de Lula à fronteira ocorrerá pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, possivelmente, na tarde de segunda-feira (a agenda definitiva ainda não está disponível no site do Palácio do Planalto).

Na Terra das Cataratas, há expectativa de que o presidente prestigie a posse da nova reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Araujo, e faça anúncios relacionados à retomada das obras do Campus Niemeyer e à construção de 200 moradias populares em Foz do Iguaçu, com recursos do leilão de 48 casas da Vila A.

Já o governo do Paraguai espera concretizar um encontro entre Lula e Mario Abdo Benítez na Ponte da Integração, sobre o Rio Paraná, para vistoria à obra e possíveis anúncios relacionados à liberação da passagem de caminhões vazios (em lastre), inicialmente prevista para abril.

Quanto à Cúpula do Mercosul, que terá ainda a participação de presidentes e representantes dos demais países do continente, o principal ponto de debate será a tentativa de destravar o acordo comercial com a União Europeia, que precisa ser aprovado nos parlamentos nacionais de todos os integrantes dos dois blocos.

Ao término do evento em Puerto Iguazú, Lula receberá de Alberto Fernández a presidência semestral do Mercosul, exercida de forma rotativa. A cúpula seguinte será organizada pelo Brasil, em local a ser definido, no mês de dezembro.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] Leia também:Presidente Lula virá a Foz do Iguaçu na terça-feira (4) – saiba mais […]

Comentários estão fechados.