H2FOZ
Início » Política » Votação começa tranquila no maior local de votação do Paraná

Política

De olho no voto

Votação começa tranquila no maior local de votação do Paraná

Com 12.621 eleitores aptos, o Anglo Americano supera sozinho o eleitorado de 284 municípios paranaenses.

6 min de leitura
Votação começa tranquila no maior local de votação do Paraná
Anglo Americano concentra 40 seções eleitorais, tem mais eleitores que 284 dos 399 municípios do estado. Foto: Vacy Álvaro/H2FOZ

A manhã deste domingo (4) começou tranquila no Colégio Anglo Americano, maior local de votação de Foz do Iguaçu e do Paraná. Parte dos 12.621 eleitores aptos aproveitou as primeiras horas para garantir o voto.

Sozinho, o colégio, que concentra 40 seções eleitorais, tem mais eleitores que 284 dos 399 municípios do estado, ou seja, 71% das cidades paranaenses. Os dados constam da base de eleitorado por local de votação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Publicidade

Na prática, se fosse um município, o Anglo ocuparia a 116ª posição entre as cidades paranaenses em número de eleitores. Ele ficaria logo atrás de Bituruna (12.817) e à frente de Campina da Lagoa (12.377), Assaí (12.338) e Bela Vista do Paraíso (12.291).

Maior que vizinhos do Oeste

A comparação também vale para a região. O colégio supera o eleitorado completo de Itaipulândia (9.916), Missal (9.683), Serranópolis do Iguaçu (4.408) e Ramilândia (3.760). Matelândia, com 13.773 eleitores, fica pouco acima.

Em Foz do Iguaçu, a distância para os demais locais é grande. A cidade tem 206.944 eleitores distribuídos em 68 locais de votação, e o Anglo concentra sozinho 6,1% desse total. O segundo maior local é o Colégio Educação Dinâmica, no Centro, com 6.603 eleitores, pouco mais da metade do Anglo.

Em seguida aparecem a Escola Municipal João da Costa Vianna (6.175) e o Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busato (6.163), ambos no Três Lagoas. Depois vem o Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva (6.086), no Lancaster.

No ranking estadual, o colégio de Foz supera grandes campi universitários. A Universidade Tuiuti do Paraná (Campus Barigui), em Curitiba, ocupa o segundo lugar, com 11.956 eleitores, 665 a menos que o Anglo.

Logo atrás estão a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com 9.605 eleitores, e o Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba, com 9.463. Dos dez maiores locais do estado, seis ficam em Curitiba ou Maringá. Além disso, apenas dois locais de votação do Paraná passam de 10 mil eleitores: o Anglo Americano e a Tuiuti.

Publicidade
H2FOZEleições 2026 · Foz do Iguaçu

Os 10 maiores locais de votação do Paraná

Número de eleitores aptos por local de votação no 1º turno de 2026. O Anglo Americano lidera com 665 eleitores a mais que a Universidade Tuiuti, em Curitiba. Só esses dois locais passam de 10 mil eleitores entre os 4.822 do estado.

1ºColégio Anglo AmericanoFoz do Iguaçu · 40 seções12.621
2ºUniversidade Tuiuti (Campus Barigui)Curitiba · 36 seções11.956
3ºUEM – Universidade Estadual de MaringáMaringá · 30 seções9.605
4ºUFPR – Centro PolitécnicoCuritiba · 24 seções9.463
5ºC. E. Senhorinha de Moraes SarmentoCuritiba · 24 seções9.258
6ºFaculdade Anhanguera (Unopar Catuaí)Londrina · 23 seções9.111
7ºUnicesumarMaringá · 27 seções8.964
8ºColégio Estadual Pedro MacedoCuritiba · 22 seções8.684
9ºUnipar (Campus III)Umuarama · 27 seções8.517
10ºColégio Estadual Cecília MeirelesCuritiba · 24 seções8.509
Fonte: TSE, eleitorado por local de votação · Eleições 2026, 1º turno, Paraná · Eleitores aptos · Gráfico: H2FOZ

Dicas para uma votação tranquila

Com tanta gente no mesmo endereço, vale se programar. A votação vai das 8h às 17h, no horário de Brasília. Antes de sair de casa, confira o número da sua seção no aplicativo e-Título ou no site do TSE.

Também é preciso levar um documento oficial com foto. Quem tem o e-Título com foto pode usar apenas o aplicativo. Celulares, no entanto, não podem entrar na cabine de votação e devem ficar com o mesário.

Transporte gratuito

O transporte coletivo de Foz do Iguaçu é gratuito neste domingo (4), conforme resolução do TSE. Os ônibus circulam sem cobrança de tarifa das 7h30 às 17h30.

A gratuidade vale também para um eventual segundo turno, em 25 de outubro. Pela norma do TSE, a frequência dos ônibus deve ser compatível com a dos dias úteis, para garantir o acesso ao transporte durante a votação.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Vacy Álvaro

    Vacy Álvaro

    Vacy Alvaro é jornalista e coordenador do núcleo de Jornalismo de Dados/Infográficos do H2FOZ.

    Deixe um comentário