Aos quarentões. Paraná vai aplicar 4ª dose da vacina contra a covid-19

Municípios divulgarão a forma da imunização - Foto: Agência Estadual de Notícias
Siga a gente no

Dose extra será para quem tem de 40 a 49 e fez a aplicação de reforço há pelo menos quatro meses.

A estimativa do Ministério da Saúde é que 4,8 milhões de pessoas tenham mais de 40 anos no Paraná, sendo que 1.604.097 têm entre 40 e 49 anos. O governo federal informou ainda que 485.143 paranaenses de 40 a 49 anos já estão aptos a receber a nova dose, ou seja, tomaram a primeira dose de reforço (REF) há pelo menos quatro meses.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou que o Paraná vai aplicar a quarta dose ou segunda dose de reforço (R2) contra a covid-19 em pessoas com mais de 40 anos. A pasta recebeu, nesta segunda-feira, 20, nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) com a orientação.

Com efeito, a Sesa recomenda que os municípios iniciem a aplicação nesta semana. A quarta dose vinha sendo destinada somente para pessoas acima de 60 anos; e, no começo de junho, houve a redução da faixa etária para 50 anos, chegando agora a quem tem 40.

Para receber as doses, é preciso que a pessoa tenha recebido a terceira dose – primeiro de reforço – há pelo quatro meses. Estão aptos a receber o imunizante, segundo o Ministério da Saúde, 485 mil paranaenses entre 40 e 49 anos.

Conforme a Sesa, a nota técnica do governo federal orienta que a nova dose deva ser aplicada com vacinas da plataforma de mRNA (Comirnaty/Pfizer) ou vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).

“Mulheres grávidas ou puérperas devem receber preferencialmente o imunizante da Pfizer, e, caso não haja disponibilidade, poderá ser utilizada a vacina CoronaVac”, informa a Agência Estadual de Notícias. “As orientações também são válidas para pessoas imunocomprometidas”, conclui.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->