Foz do Iguaçu ultrapassa 22 mil notificações e 5 mil casos de dengue

Pacientes sofrem na fila devido à superlotação de UPAs e do Hospital Municipal por casos da doença e problemas respiratórios.

Apoie! Siga-nos no Google News


Dados da prefeitura mostram que Foz do Iguaçu atingiu 22.419 notificações e 5.180 casos dengue, no período epidemiológico iniciado em agosto. Os números são do boletim divulgado nesta terça-feira, 14.

LEIA TAMBÉM:
Prefeitura confirma primeira morte por dengue no ano em Foz do Iguaçu
Dengue e doenças respiratórias lotam UPAs e hospitais de Foz

As regiões de Três Lagoas e do Morumbi são as que concentram o maior número de ocorrências, conforme a gestão municipal. Os dados, distribuídos por cinco distritos sanitários na cidade, são:

  • Norte: 1.267 casos de dengue;
  • Leste: 1.134;
  • Nordeste: 1.132;
  • Oeste: 671; e
  • Sul: 271.

Há dois meses, em março, a prefeitura decretou situação de emergência decorrente da epidemia da dengue. Como no ano passado isso também aconteceu, é a repetição de crises sanitárias, uma encadeada a outra.

Nessa terça-feira, a administração confirmou a primeira morte decorrente da infecção transmitida pelo Aedes aegypti. Outras 11 perdas estão sendo apuradas no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba (PR).

A vítima, um homem de 47 anos, foi atendida no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, devido ao quadro grave. O seu falecimento ocorreu em 14 de abril. A confirmação da causa se deu depois de análises.

Municipal 100% ocupado

Reportagem exclusiva do H2FOZ mostra que moradores sofrem com a demora no atendimento nas duas unidades de pronto atendimento (UPAs) e com a falta de vagas para internamento. O Hospital Municipal está com 100% dos leitos ocupados.

A situação é pelos casos de dengue e doenças respiratórias. A espera para atendimento nas UPAs é de quatro horas ou mais, e a remoção para o hospital pode demorar dias, revela reportagem de Denise Paro. A prefeitura afirma que irá contratar leitos hospitalares.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.