Foz do Iguaçu terá vacina contra a dengue ofertada pelo Ministério da Saúde

A imunização começará pela faixa etária que concentra o maior número de hospitalização pela doença.

Apoie! Siga-nos no Google News

Foz do Iguaçu integra a lista de 30 cidades paranaenses selecionadas pelo Ministério da Saúde para aplicar a vacina contra a dengue. Conforme a prefeitura, a imunização terá início no próximo mês de fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu começa por Três Lagoas mutirões contra a dengue

A cidade está entre as mais castigadas pelo Aedes aegypti, com repetidas epidemias da arbovirose. O esquema vacinal contra a dengue conta com duas doses, em intervalo de três meses entre elas, expõe a Agência Municipal de Notícias (AMN).

A administração afirmou que o público-alvo da vacinação em 2024 será formado de crianças e adolescentes, com idades entre de 10 a 14 anos. Essa faixa etária é a que concentra o maior número de hospitalização, justifica.

Foram mais de 16 mil hospitalização por dengue de pessoas nessa faixa de idade, entre janeiro de 2019 e novembro de 2023, atrás frente apenas de idosos – público para o qual a dose ainda não está liberada. Além de Foz do Iguaçu, a imunização também foi liberada para cidades da região.

A escolha de Foz do Iguaçu foi anunciada pelo Governo Federal nesta quinta-feira, 25. E segue “critério as regiões com alta transmissão da doença nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, e s altas taxas nos últimos meses”, frisa a AMN.

Saiba quais são os sintomas de dengue:

Fonte: EBC/Ministério da Saúde
LEIA TAMBÉM