Saúde reforça cuidados contra a covid-19 nas festas de fim de ano em Foz do Iguaçu

Manter em dia o esquema vacinal e a cautela nas comemorações é essencial para a proteção coletiva.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Secretaria de Saúde em Foz do Iguaçu está reforçando os cuidados que devem ser tomados pela população durante as festas de fim de ano, a fim de prevenir e combater a covid-19. Vacinação é a principal barreira de contenção da doença.

LEIA TAMBÉM: Covid-19: Foz tem 547 novos casos sem morte nos últimos sete dias

No último boletim epidemiológico, foram relatados 547 novos casos em sete dias. Mas, conforme o órgão municipal, houve redução do número de ocorrências em um contexto em que a tendência é de queda para as próximas semanas.

O principal pedido é para que todos mantenham em dia o calendário vacinal, afirmou a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini. “Isso contribuirá muito para que a taxa de contágio seja menor e a gravidade dos casos siga baixa”, reforçou.

A prefeitura informou que as 29 unidades básicas de saúde funcionarão em sistema de escala no fim de ano, realizando testes e vacinação. Elas fecharão apenas nos feriados de Natal (24 e 25 de dezembro) e ano-novo (31 de dezembro e 1.º de janeiro).

Serviços de urgência e emergência na saúde irão funcionar de forma ininterrupta, nos seguintes locais:

  • UPAs Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, e João Samek, no Jardim das Palmeiras;
  • Unidade de Saúde Padre Ítalo, no Porto Meira;
  • Hospital Municipal Padre Germano Lauck; e
  • SAMU.

Cautela

Com a chegada das celebrações de final de ano, o Natal e a virada, a Fundação Oswaldo Cruz recomenda a manutenção da cautela. Esse cuidado deve ser verificado principalmente entre pessoas com maior risco de desenvolver casos graves de covid-19.

“O uso de máscaras adequadas no transporte público, locais fechados ou mal ventilados, e nas aglomerações é recomendado”, disse o pesquisador Marcelo Gomes, da Fiocruz. Essa projeção considera o cenário epidemiológico nacional, que deve ser observado até a circulação do SARS-CoV-2 diminuir.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.