Vacinar contra a gripe antes do frio chegar a Foz do Iguaçu. Esse é o alerta da saúde pública na cidade, já que a campanha de imunização começou há três semanas, mas ainda é baixa a procura entre as pessoas que integram o grupo prioritário.
A Vigilância Epidemiológica reforça: a imunização deve ocorrer antes da queda mais intensa da temperatura, quando ambientes fechados favorecem a circulação de vírus. Outro fator é o tempo de resposta da vacina, que leva até 15 dias para garantir proteção total.
“Mesmo quem se vacinou no ano passado deve se imunizar novamente”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka. “Cerca de 40% das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave ocorrem em crianças menores de 4 anos, além de um número significativo entre idosos”, enfatiza.
Vacinar contra a gripe
Desde 28 de março, início da mobilização nacional contra a influenza, até a quinta-feira, 16, foram aplicadas 15.914 doses nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município, conforme a Agência Municipal de Notícias (AMN).
Entre as crianças, a cobertura é de apenas 5,39%, com 1.386 doses aplicadas frente à meta de 25.704. No grupo das gestantes, 607 mulheres foram vacinadas, o que representa 20,25% do público-alvo, estimado em 2.998.
A maior adesão até agora é entre os idosos: 9.347 imunizados, o equivalente a 23% da meta de 40.619 pessoas. Foz do Iguaçu recebeu, até o momento, 35 mil doses da vacina.
Nesta etapa, a campanha é voltada aos grupos prioritários:
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- idosos;
- gestantes e puérperas;
- povos indígenas e quilombolas;
- pessoas em situação de rua;
- pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.
Também integram o público-alvo profissionais como professores, trabalhadores da saúde, integrantes das forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, servidores dos Correios e a população privada de liberdade.
A campanha segue até 30 de maio. A orientação da prefeitura é procurar a unidade de saúde mais próxima com documento pessoal e carteira de vacinação.


