A imprensa da província de Misiones destacou, nesse fim de semana, as diferenças no panorama turístico entre Brasil e Argentina nas Cataratas do Iguaçu.
Enquanto o lado brasileiro projeta o melhor movimento anual de todos os tempos para 2026, o lado argentino não apresenta crescimento em relação a 2025.
A matéria do jornal El Territorio tem como base o registro de um milhão de visitantes reportado pelo lado brasileiro das Cataratas no último dia 14.
De acordo com a concessionária Urbia+Cataratas, é a primeira vez que a marca é alcançada no primeiro semestre. Para o fechamento do ano, a concessionária projeta movimento superior a dois milhões, tendo em vista as altas temporadas ainda por vir.
Leia também:
Parque Nacional do Iguaçu atinge a marca de 1 milhão de visitantes em tempo recorde
No lado argentino, contudo, o cenário reflete um quadro mais delicado, com a retração do mercado interno de turismo. Assim, os argentinos estão viajando menos, gastando menos e permanecendo menos tempo em destinos turísticos como Puerto Iguazú.
Até o dia 14 de junho, conforme o El Territorio, as Cataratas do Iguaçu receberam, na Argentina, 692.238 visitantes, 30% a menos que o lado brasileiro. Na comparação com o mesmo período de 2025, houve, inclusive, redução de cerca de mil turistas.
Tal cenário preocupa as autoridades locais, pois o público interno está consumindo menos e a Argentina segue cara para os viajantes estrangeiros.
Desde o início do mês, o ingresso para visitar as Cataratas do Iguaçu pelo lado argentino está com valor reajustado. Estrangeiros (incluindo brasileiros, paraguaios e uruguaios) pagam P$ 60 mil (aproximadamente R$ 240) para entrar no Parque Nacional Iguazú.

