Expectativa do setor é captar eventos internacionais já para 2022. Foto: Festival das Cataratas 2019.

Com cronograma, Foz do Iguaçu mira retomada dos grandes eventos

Entre 2015 e 2019, no período pré-pandemia, somente as capitais São Paulo e Rio de Janeiro receberam no Brasil mais eventos internacionais do que Foz do Iguaçu. Foram 66, de acordo com o Anuário Estatístico de Turismo, do Ministério do Turismo, elaborado com base em dados do International Congress & Convention Association (ICCA).

Com a divulgação do calendário de retomada gradual dos eventos, o destino mira a retomada desse setor tão importante para a geração de empregos diretos e indiretos, além dos impactos positivos proporcionados para uma variedade de segmentos, como hotelaria, alimentação, decoração, audiovisual e muitas outros.

Neste primeiro momento, a medida deve beneficiar eventos sociais e locais, que já ajudam a movimentar a economia da região, mas em longo prazo a expectativa é que os organizadores de eventos do mundo todo passem a enxergar Foz do Iguaçu para sediar as suas ações. Em entrevista ao Marco Zero (programa conjunto do H2FOZ e da Rádio Clube FM), a diretora de Marketing e Eventos da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz, Cristiane Santos, destacou que a partir de agora prefeitura, Visit Iguassu e empresas do trade devem realizar um trabalho conjunto para a captação de eventos para cidade.

“Os grandes eventos, que realmente movimentam toda a cadeia de turismo da cidade, devem vir mais para o ano de 2022”, previu. Ela também lembrou que as restrições internacionais de locomoção podem representar uma oportunidade para Foz do Iguaçu atrair um novo perfil de evento. “A gente acredita que muitas corporações, laboratórios, bancos e empresas de cosméticos, que muitas vezes realizavam convenções fora do país, não tendo essa opção ainda, isso favorece destinos com a capacidade turística que Foz do Iguaçu tem. A gente vê com olhos muito positivos que podemos receber um perfil de eventos que não estávamos recebendo.”

 

 

Entretanto Cristiane reforçou que é necessária a colaboração de toda a população para que o cenário epidemiológico do município se mantenha favorável para que esse retorno gradual das atividades ocorra dentro do cronograma estabelecido.

Para eventuais dúvidas sobre a realização de eventos, a Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz disponibiliza o e-mail [email protected].

Visit Iguassu: otimismo do setor

Felipe Gonzalez, presidente do Visit Iguassu: setor de eventos está com a esperança renovada.



O Visit Iguassu, instituto de promoção e marketing do Destino Iguaçu, manifestou-se favoravelmente ao cronograma divulgado pela prefeitura. De acordo com o presidente, Felipe Gonzalez, a decisão traz mais tranquilidade a um setor que passou por momentos de muita incerteza nestes últimos 16 meses.

“Há meses esperamos por esse anúncio. Sabemos do receio que havia em torno da liberação, mas o município demonstra e comemora números sobre a vacinação e já estava na hora de dar uma dose de ânimo a um setor que precisa trabalhar com calendário mais ajustado. Agora, esses profissionais irão abrir os debates sobre contratações de serviços, visitas de inspeções, orçamentos e tudo que envolve o segmento. Isso, automaticamente, renova as esperanças de uma retomada certa e contínua de eventos, recuperação de empregos no setor e distribuição de renda para a região”, avaliou.

O instituto destacou que o turista de eventos movimenta economicamente até quatro vezes mais que o turista de lazer, e para o Destino Iguaçu o fluxo desses dois perfis é imprescindível visando ao equilíbrio. Somente na última semana, três clientes procuraram o Visit Iguassu para eventos programados para 2022, 2023 e 2024. “Agora, nosso trabalho, que nunca parou, vai ganhar mais corpo e passamos a apresentar o destino como um forte concorrente frente aos demais, e em breve acreditamos em números mais que positivos. Para isso, oferecemos o que temos de melhor: atratividades, espaços com excelente infraestrutura e boa competitividade”, afirmou Gonzalez.

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Vacy Junior - H2FOZ tem 56 posts e contando. Ver todos os posts de Vacy Junior - H2FOZ