A Associação Civil de Atrativos Turísticos de Iguazú (ACATI) anunciou apoio à campanha cidadã #MenosFila. A iniciativa questiona a falta de soluções quanto à lentidão para a travessia da aduana argentina da Ponte Tancredo Neves.
A campanha consiste em um abaixo-assinado para reivindicar ao governo argentino a tomada de providências. Atualmente, a espera para entrar ou sair da Argentina chega a ultrapassar três horas, desestimulando a economia local.
A ideia do abaixo-assinado partiu do comerciante Mario D’Arpino, após um incidente no qual não pôde receber convidados do Brasil, devido à demora excessiva na fila. A petição está disponível na plataforma Change.org (clique para assinar).
Em sua adesão à campanha, a ACATI enfatizou os prejuízos causados pela demora à atividade turística na cidade argentina de Puerto Iguazú.
Leia também:
Por que nova aduana entre Brasil e Argentina ainda não foi inaugurada?
“Historicamente, de 80% a 90% dos turistas cruzam a fronteira”, avaliou Jeannine Nouche, presidente da ACATI, em entrevista ao portal Misiones Online.
“A fila acaba virando um nó no qual milhares e milhares de pessoas não podem atravessar para desfrutar o que o outro lado oferece. Isso desestabiliza, diretamente, a economia de um lugar como Puerto Iguazú”, apontou a dirigente argentina.
Na visão de Nouche, a incerteza quanto ao tempo de travessia faz com que as pessoas evitem, por exemplo, fazer reservas na Argentina. “Eles já sabem que não dá para reservar, porque o tempo na fila é completamente aleatório”, lamentou.
Para a representante do turismo em Puerto Iguazú, o governo federal da Argentina tem mecanismos para dar resposta ao problema. Aumentar o número de funcionários ou ampliar o uso da tecnologia permitiriam uma passagem mais fluída.
“Não precisa de grandes mudanças, nem de mudar a política. Simplesmente, deve-se abrir a torneira e deixar as pessoas entrar”, afirmou.


Nossa.. só agora eles estão cobrando algo? E o que o povo brasileiro já cobrou e ninguém fez nada… Kkkk esse país tá passando fome… A gente querendo visitar e eles ainda fazem bico doce(pra não dizer outra coisa) kkk palhaçada isso viu!
Deveria fechar a ponte e deixar aquele povo passar fome porque somos nós que sustentamos eles
É com muita tristeza que vejo Argentina se afundando em uma solidão e pobreza. Seus cidadão não tem alternativas dos turistas estão deixando de considerar visitá-la. A cidade de Puerto Iguaçu sempre teve uma muita movimentação turística porém, atualmente todos a evitamos pela demora, a má atenção e os preços muito altos.
Já tem que misturar tudo!
Nas fronteiras sempre teve essa “burrocracia”, de ambos lados. Mercosul nunca existiu para o deslocamento de cidadãos entre os blocos,
No caso particular das Cataratas, deveria ter um perímetro que permita entrar e sair sem problema para as visitas.
Como é cidade del Este. Ponto!
E é por isso que o Paraguai cresce a passos largos, o brasileiro nem considera a Argentina como opção viável.
Uma solução eficaz é colocar uma fiscalização menos rígida na fronteira, liberando os turistas para compras do Dutty Free e para os restaurantes e lojase outra, com o mesmo rigor e burocracia de hoje, logo após a entrada de Puerto Iguazu.
Uma pena que a burocracia atrapalhe tanto a vida das pessoas comuns.
Uma região tão agradável, porém não dá ânimo de ir novamente,
Tem que melhor muito,, simplificar como na fronteira com o Paraguai.
Falando como cidadão esta dificil o turismo devido a longa fila. Mas, analisando o contexto há muitos caminhões na aduaneira isso dificulta para o turista pois a fila é a mesma para os dois veículos. Passeio e transporte de carga. Agora as belezas nao tem preço e vale a pena demais. Quanto a economia da Argentina e a pobreza? Melhor nós Brasileiros tirar a trave que em nossos olhos ao invés de ficarmos olhando o sisco que ha nos olhos dos vizinhos.
Demoraram muito mesmo.
Estive com a família visitando Foz em dezembro de 2022, e gostaríamos de visitar (compras e ir ao parque das Cataratas) a Argentina, mas a fila nos desestimulou.
Penso que eles devem sim fazer o papel de fiscalização, porém, que seja rígido apenas pra quem for adentrar o país afora.
Quem for até Puerto Iguazu e Cataratas, deixar livre.
É desumano ficar 3 hrs na fila apenas pra jantar.
Devem tomar medidas urgentes
Eu pensei que fosse terminar esas filas com o goberno mas liberal do Milei mas to decepcionado continua a mesma merda não da pra visitar ese lugar
Os hotéis e comércio da Argentina tem que pressionar o governo para liberar igual a ponte do Paraguai para que a cidade esteja mais turismo com isso só tem a ganhar