Turismo cresce 13,7% no Paraná, segundo maior avanço no país

Recorde de visitação nas Cataratas do Iguaçu, em abril, impulsionou bons resultados no estado.

Apoie! Siga-nos no Google News

Em novo resultado positivo, o turismo do Paraná cresceu 13,7% nos quatro primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2022. É segundo maior avanço no país, atrás apenas de Minas Gerais (20,4%). As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN).

LEIA TAMBÉM:
Cataratas do Iguaçu, espetáculo para visitar no friozinho da estação
Dreams Eco Park recebe pós-graduandos em bem-estar animal da UniAmérica

O crescimento superou o índice nacional, que foi de 8,4%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cita a agência pública de informação.

A visitação recorde nas Cataratas do Iguaçu, em abril, está entre os fatores que impulsionaram o bom resultado no estado. Cerca de 150 mil turistas contemplaram a Maravilha do Mundo, que é abrigada no Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina.

“As visitas nas unidades de conservação do estado também quase dobraram entre janeiro e abril em relação aos mesmos meses do ano passado”, completa a AEN. No quadrimestre, os atrativos foram visitados por 209.812 pessoas.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) destacou a importância do turismo para a economia. Para ele, o setor cresce beneficiando empreendimentos e trabalhadores que dependem de atividades, da hotelaria aos serviços de guia e alimentação.

“Isso nos dá muita alegria, porque é a forma mais barata de gerar empregos para a população”, disse. “Estamos cada vez mais preparados para receber bem os turistas do Brasil e do mundo inteiro”, declarou Ratinho Junior, ao citar novos voos e rotas aéreas desde o Paraná.

Conforme o levantamento do IBGE, o crescimento turístico no país teve à dianteira os ramos de locação de automóveis, restaurantes, hotéis, agências de viagens. Transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê completam o rol de atividades econômicas.

Doze meses

Considerando o recorte da variação acumulada nos últimos 12 meses, o crescimento do turismo no Paraná é ainda maior, chegando a 19,9%. Esse é o melhor resultado do Sul, ante Rio Grande do Sul com 18,6% e Santa Catarina com 19,8%.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.