H2FOZ
Início » ALEP » Projeto propõe educação sobre respeito aos animais nas escolas do Paraná

ALEP

Conscientização

Projeto propõe educação sobre respeito aos animais nas escolas do Paraná

O projeto pretende promover, no ambiente escolar, uma formação ética que reconheça os animais como seres sencientes.

2 min de leitura
Projeto propõe educação sobre respeito aos animais nas escolas do Paraná
Projeto tramita na Alep - foto arquivo: Marcos Labanca/H2FOZ

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná propõe a criação de uma política estadual voltada à educação sobre respeito, empatia e proteção aos animais nas escolas públicas do estado.

A proposta é iniciativa do deputado estadual Marcelo Rangel (PSD) e busca incentivar a formação de valores ligados ao bem-estar animal entre estudantes. Segundo o parlamentar, o projeto pretende promover, no ambiente escolar, uma formação ética que reconheça os animais como seres sencientes, estimulando a empatia, a convivência responsável e a prevenção de maus-tratos.

Publicidade

Para ele, a escola tem papel essencial na formação de valores e na construção de uma sociedade mais consciente, que respeite todas as formas de vida.

De acordo com o projeto, as diretrizes poderão ser desenvolvidas dentro do currículo escolar, respeitando a autonomia pedagógica das instituições. Entre os temas que poderão ser abordados estão o comportamento básico dos animais, identificação de sinais de desconforto, formas adequadas de interação, responsabilidade na tutela e orientações sobre prevenção e denúncia de maus-tratos.

Leia também: Evento na Alep debate presença feminina na ciência e desafios de permanência

Dia A para respeito aos animais

O projeto também prevê a criação do Dia A — Dia da Educação para o Respeito e Proteção aos Animais nas Escolas, que passará a integrar o calendário das instituições públicas de ensino do Paraná.

Entre as atividades que poderão ser realizadas estão aulas temáticas, palestras, rodas de conversa, projetos interdisciplinares, campanhas educativas e distribuição de materiais informativos. Caso haja participação de animais em atividades pedagógicas, o projeto determina que eles estejam acompanhados por seus tutores e por profissional habilitado em comportamento animal, garantindo critérios de segurança e bem-estar.

Ainda conforme o projeto, a prática de maus-tratos é considerada crime ambiental pela legislação federal, e a Constituição determina ao poder público a proteção da fauna e a proibição de práticas que submetam os animais a qualquer forma de crueldade.

Publicidade

(Com informações da assessoria de comunicação da Alep)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Ciências Políticas e Relações Internacionais. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário