Experimente abrir um tópico sobre trânsito e observe a enxurrada de comentários de moradores de Foz do Iguaçu nas redes sociais. O mesmo acontece quando o H2FOZ publica matérias sobre mobilidade urbana e assuntos relacionados.
Leia também:
Silva e Luna: da mudança total à gestão pauta por buracos e saúde
Atualmente, discussões sobre o estado de conservação das vias, com reclamações sobre os buracos, dominam o tema. Problemas no transporte coletivo e questões como a falta de sincronização dos semáforos também costumam mobilizar os debatedores.
Quem mora há mais tempo em Foz do Iguaçu constata, à simples vista, que o trânsito piorou nos últimos anos. O H2FOZ já publicou, em mais de uma ocasião, reportagens revelando o aumento da frota de veículos na Terra das Cataratas.
Basicamente, a cidade cresceu e se expandiu para locais distantes da área central, mas as vias que conectam os bairros ao centro continuam as mesmas.
Já o transporte coletivo, que teve diminuição de linhas e frequências desde a pandemia, segue alvo de críticas da população. Obviamente, não existe um sistema perfeito. O de Foz do Iguaçu, contudo, parece bem distante das metas de satisfação.
Está em andamento, inclusive, um estudo encomendado pela prefeitura, para servir como base da futura licitação do transporte. Espera-se, portanto, que o sistema resultante do estudo tenha como foco o atendimento ao usuário, acima dos lucros dos operadores.
Características específicas de Foz do Iguaçu
Vale lembrar que Foz do Iguaçu tem características únicas em relação às demais urbes brasileiras. Além da frota local, a Terra das Cataratas recebe, diariamente, motoristas das cidades vizinhas no Paraguai e na Argentina, bem como turistas que visitam a fronteira.
Outro aspecto é o intenso tráfego de veículos de carga. Enquanto a rodovia Perimetral Leste e a Ponte da Integração não abrirem ao trânsito, vias como a Avenida das Cataratas e a Avenida Paraná continuarão sofrendo com o fluxo de caminhões.
Comunidade de trânsito do H2FOZ
O H2FOZ conta com uma comunidade para compartilhar, no WhatsApp, informações sobre o trânsito de Foz do Iguaçu. Para participar e receber os boletins diretamente no seu celular, clique aqui.
Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu. Assine o H2FOZ!
Obrigado pela leitura e ótima semana!
Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ desde 2022 e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor. Utiliza (e sofre) com o transporte coletivo iguaçuense.
Só agora tão vendo os buracos, moro em Foz mais de 30 anos , sempre foi orrivel só buraco, a 30 anos a vila A era tranquila, não tinha buraco né.