Apresentado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e parceiros, na última terça-feira (16), durante audiência pública na Vila A, o projeto para a construção de um viaduto no Trevo do Charrua (fechado desde 2019) ainda não conta com previsão de recursos.
O projeto prevê a elevação das duas pistas da BR-277, para que a Avenida Garibaldi possa chegar ao Parque Presidente I. O desenho, que ainda passará por algumas adaptações, propõe também rotatórias e novas marginais dos dois lados da rodovia.
Vale lembrar que o atual Porto Seco de Foz do Iguaçu, localizado nas proximidades, está de mudança. A estrutura deverá ser totalmente desativada em dezembro de 2026, abrindo espaço para a reconversão urbana do território.
Em um futuro que, espera-se, não esteja cronologicamente tão distante, Prefeitura e Câmara Municipal de Foz do Iguaçu utilizarão a região como Centro Cívico.
Leia também:
Editorial H2FOZ: A anacrônica fila da Argentina na fronteira
O atual projeto prevê marginais no trecho entre a Avenida Paraná e a Avenida Costa e Silva, bem como uma passarela para pedestres. Atualmente, há apenas uma passarela em todo o perímetro da BR-277 na cidade, nas imediações do hotel Rafain Palace.
A audiência no auditório do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu serviu para coletar sugestões. Moradores do Parque Presidente I e de um condomínio fechado, por exemplo, apresentaram pedidos de melhorias, inicialmente aceitos.
O H2FOZ defende a necessidade de participação popular nas decisões sobre obras viárias na cidade, dado o histórico de projetos problemáticos. A lista inclui pontos como o viaduto da Avenida Costa e Silva, e, mais recentemente, BR-469 e Perimetral Leste.
Para conferir um vídeo com o projeto apresentado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu para o Trevo do Charrua, clique aqui.
Aduana da Ponte Tancredo Neves
Neste domingo (21), o H2FOZ traz reportagem assinada pela jornalista Denise Paro sobre a nova aduana brasileira da Ponte Tancredo Neves. A estrutura está pronta, mas seguem sem utilização. Os motivos? Clique para ler e confira.
Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu e fronteira. Assine o H2FOZ!
Muito obrigado pela leitura e ótima semana!
Guilherme Wojciechowski colabora diariamente com o H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.

