Foz do Iguaçu tem um dos observatórios sociais mais eficientes do país

Ranking é de programa que reconhece e dissemina as melhores práticas de gestão; entidade iguaçuense conquistou o 4.º lugar.

Apoie! Siga-nos no Google News

Em avaliação que reúne cerca de cem cidades, Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) conquistou o quarto lugar entre os mais eficientes do Brasil. O top 5 foi alcançado com o avanço de três posições na comparação como a posição obtida no ano passado.

LEIA TAMBÉM: Observatório Social cria ferramenta para cidadão monitorar atividade dos vereadores

O reconhecido é do Programa 100% Eficiente de 2023, do Sistema OSB, rede nacional de controle social. O objetivo é identificar, reconhecer e disseminar as melhores práticas de gestão, além de aferir o cumprimento de metas obrigatórias.

O Observatório Social em Foz do Iguaçu atingiu 3.025 pontos – 2.500 é a pontuação para receber o selo de eficiência. Nessa edição, 22 observatórios sociais perfizeram essa métrica mínima para integrar o seleto grupo do programa.



A entidade obteve nota máxima em indicadores que impactam a comunidade, como o monitoramento do Legislativo. Em parceria com a NK Consultoria Financeira, o observatório criou e mantém uma plataforma para o cidadão acompanhar as atividades dos vereadores.

Também receberam a maior nota quesitos como:

  • realização de reuniões comunitárias para apresentar os relatórios periódicos;
  • regularidade de reuniões;
  • divulgação das ações;
  • comprometimento de Foz do Iguaçu com a agenda do Sistema OSB.

“E recebemos a maior nota pela realização de ações de educação fiscal e palestras, que é um trabalho junto à comunidade”, frisa o presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento. “Essa interação só é possível por termos parceiros do setor público e privado.”

O reconhecimento no Programa 100% Eficiente reflete o envolvimento da diretoria, equipe técnica e voluntários, celebra. “Somos uma associação civil, não poder público. Tudo o que é realizado, portanto, é resultado da doação, da entrega e da dedicação de cada um que faz parte do Observatório Social”, realça Jaime.

Eficente

A coordenadora do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Rafaela Buono, destaca que não há um sentido competitivo no programa. A finalidade é incentivar as cidades a seguir avançando a cada ano, pois a eficiência das entidades equivale a mais entregas para a população.

“O fato de termos subido de posição nos deixa orgulhosos, é fruto de um trabalho conjunto e contínuo”, considera. “Neste ano, iniciamos a execução do nosso planejamento estratégico, que foi elaborado a muitas mãos e que certamente contribuiu para atingirmos essa condição no Programa OSB 100% Eficiente”, completa Rafaela.

Top 5 em eficiência:

1.º) Itabira (MG)
2.º) Joinville (SC)
3.º) Campos Gerais (PR)
4.º) Foz do Iguaçu (PR)
5.º) Caçador (SC)

Campeão em boas práticas

Neste ano, o Observatório Social em Foz do Iguaçu também venceu o prêmio nacional de boas práticas da Rede OSB, concorrendo com iniciativas de produção e avaliação de indicadores de gestão. Foi a terceira conquista em seis edições da premiação, dessa vez em votação popular.

A vitória do tri foi com o trabalho “Indicadores: Instrumentos de Boa Gestão e Transparência”. A ação é realizada em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a NK Consultoria Financeira.

Acompanhe o trabalho do Observatório Social:
Endereço: Rua Padre Montoya, 490, centro – Foz do Iguaçu
Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br
Redes sociais: @osbfozdoiguacu
WhatsApp: (45) 98823-5350



(Com informações do Observatório Social em Foz do Iguaçu)

LEIA TAMBÉM