Obras da Perimetral Leste avançam 0,4% em setembro de 2023

Rodovia fará a ligação entre Ponte da Integração, Ponte Tancredo Neves, BR-469 e BR-277, contornando o perímetro urbano de Foz do Iguaçu.

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Responsável pelas obras da Ponte da Integração e da Perimetral Leste, o Consórcio Ponte Brasil Paraguai, formado pelas construtoras Única, MPB e RMG, divulgou o novo boletim das obras na rodovia, referente ao mês de setembro de 2023.

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De acordo com o relatório, a estrada – que fará a ligação entre a nova ponte com o Paraguai, a Ponte Tancredo Neves (fronteira com a Argentina), a BR-469 e a BR-277, contornando o perímetro urbano de Foz do Iguaçu – está com 25,7% de conclusão, com investimento aproximado de R$ 26,77 milhões.

Na comparação com o boletim de agosto, divulgado pela mesma fonte, o avanço foi de apenas 0,4%, com desembolso de R$ 440 mil. Na ocasião, o consórcio apontava 25,3% de conclusão e investimento de R$ 26,33 milhões.

A descrição dos trabalhos executados em setembro cita que houve “continuidade aos serviços de retaludamento e ajustes de terraplenagem das laterais da pista, da estaca 32 à 110”, e encaminhamento do material extraído para aterros nos terrenos das futuras aduanas com o Paraguai (BR–PY) e com a Argentina (BR–AR).

Andamento dos trabalhosn os platôs das aduanas com a Argentina (Ponte Tancredo Neves) e Paraguai (Ponte da Integração). Foto: Gentileza/Consórcio Ponte
Andamento dos trabalhos nos platôs das aduanas com a Argentina (Ponte Tancredo Neves) e Paraguai (Ponte da Integração). Foto: Gentileza/Consórcio Ponte

“Na BR-469, a execução do Bueiro Duplo Celular de Concreto (BDCC) foi iniciada, com lançamento de aço, concretagem de fundo e primeira etapa das paredes laterais”, cita o boletim, em referência ao viaduto em construção no atual Trevo da Argentina.

“Na Avenida Mercosul, foi iniciada também a execução do Bueiro Simples Celular de Concreto (BSCC), com lançamento de armação de fundo e paredes laterais e lançamento de concreto da laje de fundo da estrutura”, complementa o texto.

Vista aérea do viaduto da Perimetral Leste com a BR-469, no atual Trevo da Argentina. Foto: Gentileza/Consórcio Ponte
Vista aérea do viaduto da Perimetral Leste com a BR-469, no atual Trevo da Argentina. Foto: Gentileza/Consórcio Ponte

“Com relação à drenagem da Aduana BR–PY, foi dada continuidade às execuções de caixas de drenagem, descidas d’águas, sarjetas triangulares de concreto e valetas de proteção de aterro. Além disso, também foi executada a sinalização provisória vertical e horizontal nas áreas da pista já pavimentada, na ligação entre a Ponte da Integração e a Avenida Mercosul”, informa o boletim.

Ainda não há data prevista para a abertura da Ponte da Integração ao tráfego de veículos, tendo em vista a necessidade de finalização dos acessos às duas cabeceiras e da construção das estruturas de fiscalização no Brasil e no Paraguai. A perspectiva é de liberação gradual a partir do primeiro trimestre de 2024.

Trabalhos de drenagem nos arredores da cabeceira brasileira da Ponte da Integração. Foto: Gentileza/Consórcio Ponte
Trabalhos de drenagem nos arredores da cabeceira brasileira da Ponte da Integração. Foto: Gentileza/Consórcio Ponte
Trecho da pista próximo à Ponte da Integração já está pavimentado. Foto: Gentileza/Consórcio Ponte
Trecho da pista próximo à Ponte da Integração já está pavimentado. Foto: Gentileza/Consórcio Ponte

Para ver o boletim de setembro, na íntegra, clique aqui.

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1 comentário
  1. Ale Diz

    Essa obra pelo visto irá demorar uns 10 anos para ficar pronta…

Comentários estão fechados.