Operação fiscaliza veículos de carga em Foz do Iguaçu

Foco do Foztrans são caminhões que rodam acima do peso, o que gera riscos no trânsito e danifica vias públicas.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans) desencadeou operação para fiscalizar veículos de carga. O foco são principalmente os caminhões que circulam acima do peso permitido.

LEIA TAMBÉM:
Vereador quer regulamentar serviço de moto por app em Foz do Iguaçu
Veja em qual cidade estão rodando os antigos ônibus de Foz do Iguaçu

Conforme o instituto, o excesso da pesagem contribui para acelerar o processo de desgaste do pavimento, causando buracos e ondulações nas vias públicas, argumenta.

“Além disso, coloca em risco a segurança do trânsito em geral”, pontua. “Pois prejudica a estabilidade do veículo e a resposta durante manobras, ultrapassagens e frenagens, aumentando risco de tombamentos.”



Na segunda-feira, 22, foram abordados oito veículos de carga, com cinco autuações. Essa primeira ação teve parceria com a Guarda Municipal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Os agentes de trânsito verificam:

  • peso dos veículos de carga;
  • documentação;
  • condições de segurança.

A fiscalização inclui o romaneio, o documento que descreve a carga transportada. “Somando o peso do veículo (tara) e o peso da carga informado no romaneio, já é possível constatar se o peso bruto total do veículo está acima da capacidade máxima suportada”, informa o Foztrans.

LEIA TAMBÉM
1 comentário