Em Alto Paraná, Paraguai, dobram casos graves de covid-19 em não vacinados

Uma média de 100 pessoas com sintomas de diarreia e congestão nasal procuram postos para fazer o PCR. Foto: Ministério de Saúde do Paraguai

Na quinta-feira, 11, havia 20 pessoas internadas em UTI com covid-19, das quais 18 não imunizadas.

A Décima Região Sanitária do Paraguai, que abrange o departamento de Ciudad del Este, alertou para a chegada de uma terceira onda da pandemia de covid-19, que já dobrou o número de pacientes em estado grave.

“Esta terceira onda já está instalada em Alto Paraná. Lamentavelmente, começa novamente por aqui. Nós já estamos organizados como serviços, mas a população deve contribuir agora com seu grão de areia”, expressou ao deixar o cargo da regional de Saúde o médico Hugo Kunzle. Ele foi substituído por Arturo Portillo, aparentemente a pedido do governo departamental.

O jornal Última Hora reporta que, nesta semana, dobraram os casos graves de covid-19 atendidos no Hospital Respiratório de Ciudad del Este, enquanto mais pessoas com sintomas procuram a saúde pública para fazer o teste de coronavírus.

Na quinta-feira, 11, havia 24 pessoas internadas na UTI do hospital de Ciudad del Este, das quais 20 deram positivo para covid-19. Dessas 20, 18 não estavam imunizadas com a vacina anti-covid, segundo a Décima Região Sanitária.

De outro lado, mais pessoas de todo o departamento de Alto Paraná procuraram os postos de saúde para fazer o PCR, numa média de 100 exames por dia.

Os pacientes apresentam sintomas de diarreia e congestão nasal, e não somente febre alta, de acordo com o departamento de Epidemiologia Regional.

Há duas semanas, a Saúde de Alto Paraná havia reativado o Comitê Operacional de Emergência, ante o temor do surgimento de uma terceira onda de contágios, levando em conta o aumento sustentável de novos infectados e internados.

APOIO DE EMPRESAS

Na reunião de quinta-feira, representantes do governo e de setores empresariais discutiram estratégias para aumentar o nível de vacinação. Foto IP

A preocupação com o avanço da covid-19 em Alto Paraná e o baixo índice de imunização no Paraguai levou o governo a se reunir, ainda na quinta-feira, com diferentes setores empresariais, na tentativa de se chegar a uma estratégia para que mais pessoas procurem os locais de vacinação, informa também o jornal Última Hora.

O ministro da Saúde, Julio Borba, explicou que mais de 1,5 milhão de adultos ainda não se vacinaram. Embora existam vacinas nos postos de saúde, a procura caiu, com uma média de apenas 15 mil a 20 mil vacinados diariamente, com uma, duas ou a terceira dose.

Os não vacinados representam a maior parte das pessoas com suspeita ou confirmação de estarem com o vírus. São, também, a grande maioria entre os internados.

“Hoje vivemos uma realidade em que uma grande parte da população não vai aos locais de vacinação, pondo em perigo o sistema de saúde e a economia”, afirmou o presidente da União Industrial Paraguaia, Enrique Duarte.

Ele destacou a importância de discutir estratégias com o governo, lembrando o grande problema que a pandemia trouxe ao país, com paralisação da atividade econômica.

Os empresários, segundo Duarte, estão dispostos a fazer todo o esforço para conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação, combatendo a desinformação que conspira contra o processo de imunização..

O setor empresarial “não está em condições de aguentar outra onda de contágios”, com as restrições que decorreriam disso, afirmou Luis Tavella, presidente da Federação Paraguaia de Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Além de integrantes do governo, participaram da reunião representantes dos bancos, dos centros comerciais, de hotéis, de empresas provedoras de eventos, do comércio e outras entidades empresariais.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1160 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.