Vacina contra a covid-19: Fiocruz recebe 2 milhões de doses

Importado da Índia, imunizante é desenvolvido pela Oxford/AstraZeneca. Doses devem ser liberadas nesta quarta. 

Chegou ao país, na manhã desta terça-feira, 23, um carregamento com dois milhões de doses prontas de vacina contra a covid-19. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu o imunizante proveniente do Instituto Serum, da Índia, desenvolvido pela parceria Oxford/AstraZeneca.

De acordo com a fundação, as vacinas passarão por conferência de temperatura e integridade da carga e receberão etiquetas com informações em português. Suas amostras serão encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

“O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira”, informou a Agência Fiocruz de Notícias. A negociação com o laboratório AstraZeneca e o Instituto Serum incluiu a aquisição de dez milhões de vacinas importadas.

É o segundo lote importado da Índia que o país recebe para a vacinação dos grupos prioritários. De acordo com o governo federal, as doses serão entregues aos estados, para que eles façam a organização da logística de envio às cidades.

Por esse acordo mesmo acordo, a Fiocruz também entregou dois milhões de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, em 24 de janeiro. “O restante de oito milhões de doses será importado ao longo dos próximos dois meses, em cronograma ainda a confirmar”, noticiou a Fiocruz.

Conforme a instituição, a importação de doses prontas da vacina soma-se à ação da Fiocruz de produção de imunizantes a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O objetivo é “acelerar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19”.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.