Modelo cívico-militar é rejeitado em quatro escolas de Foz do Iguaçu e aprovado em uma

Comunidade escolar participou de consulta pública nas instituições públicas de ensino; veja os resultados.

Apoie! Siga-nos no Google News

Em consulta pública, nessa terça e quarta-feira (28 e 29), a comunidade escolar rejeitou a conversão de quatro colégios estaduais de Foz do Iguaçu para o modelo cívico-militar e o aprovou em uma. Votaram estudantes, pais, mães e professores.

LEIA TAMBÉM: Justiça determina posse de Francisco Sampaio na prefeitura

O resultado nos colégios iguaçuenses foi:

  • Almiro Sartori: não;
  • Ayrton Senna da Silva: não;
  • Cataratas do Iguaçu: não;
  • JK: não;
  • Santa Rita: sim.

A APP-Sindicato/Foz afirmou que o resultado mostra que a sociedade está compreendo os problemas do que a entidade chama de “militarização da educação”. O sindicato cita que o modelo causa exclusão, por fechar o ensino noturno, e questiona o seu rendimento em relação à escola regular.

“Vamos seguir dialogando com a comunidade escolar para enfatizar que a militarização é um projeto político e ideológico”, enfatiza a presidente da APP-Sindicato/Foz, Janete Batista. “Ela não serve para alunos, professores nem para a sociedade”, avaliou.

Em todo o Paraná, a consulta pública abrangeu 126 escolas estaduais, das quais 82 aprovaram a mudança para cívico-militar a partir de 2024. O Governo do Paraná ampliou o modelo em movimento oposto ao governo federal, que revogou o projeto que criou esse sistema híbrido de ensino.

É um “modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar”, defende a gestão estadual. A escola cívico-militar pretende criar um “ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos”, conclui.

LEIA TAMBÉM
33 Comentários
  1. Deborah Diz

    Conheço a falta de respeito ao professor, aos funcionários e aos colegas. A falta de educação que abunda na maioria das escolas publicas. A gritaria, as drogas… Há quem não aprove a disciplina, a ordem e a boa educação… Conheço bem as duas escolas, a pública como era, e a pública com disciplina.

  2. Neto Diz

    O lado bom é que esses pelegos travestidos de professores não vão poder reclamar quando levarem uns trancos de alunos delinquentes.

  3. Adelar Matté Diz

    Mais uma vez a Militância Esquerdopata da APP se mobilizou e enganaram os já ANALFABETOS FUNCIONAIS….
    E mentem descaradamente, é só ver a manifestação oficial do sindicato !!!

  4. Anonimo Diz

    Gente, a doutrinação foi muito boa, a quantidade de alunos que realmente querem estudar em uma escola militar, fica claro, quando vemos a prova realizada pelo mitre, mais de 600 alunos.
    Há escolas onde o professor tem medo dos alunos gente, isso não é coreto, estão privando muitas crianças e adolescentes, de um ensino digno, onde o respeito é a base de tudo.

  5. Antonio Carlos Diz

    Já a Militância Direitopata, que não conseguiu ganhar a consulta em quatro das cinco escolas, se mobiliza nos comentários e redes sociais. O curioso é que algumas pessoas que se julgam bem informadas até confundem alhos com bugalhos, pois o Colégio da Polícia Militar, no antigo Mitre, não é no modelo “cívico-militar” que o governo tentou empurrar goela abaixo às comunidades que disseram “não, obrigado”. Parabéns aos alunos, pais e responsáveis que não se deixaram levar pelo papo furado.

  6. Renê Raphael Jacquemin Diz

    E a única escola que disse sim é a melhor.

  7. Marcelli Diz

    Se qualquer sindicato è contra devemos ser a favor, sindicatos são um câncer que atendem APENAS os interesses dos seus dirigentes e contratados …uma camarilha.
    Foz perdeu a oportunidade de ter mais 4 boas escolas ao invès das pèssomas que rejeitaram.

  8. Carlos Diz

    Olha tenho parente que estuda no mitre e o
    Muleque mudou da água pro vinho.
    Por isso concordo com a escola cívico militar.
    Ali se aprende em primeiro lugar disciplina e a respeitar professores. País em geral.

  9. Jonathan Diz

    E viva os retrocessos que favorecem grupos ligados a polarização e controle de pessoas com pouca informação.Ordem e ensino de qualidade afronta e prejudica interesses da pequena fatia dominante.

  10. Marcos Diz

    Maioria vagabundo que não gosta de seguir regras e ter disciplina ,querem a tal da libertinagem e putaria nas escolas ,depois não se queixem quando a bagaça ruir, brasileiro é uma subspecie de um subgrupo que não tem mais concerto!

  11. Anderson Diz

    Sou monitor de uma escola do governo federal em foz do Iguaçu infelizmente nosso modelo vai se acabar não pelo professores ou alunos de nossa escola.
    Mas sim pelo novo governo que não ver interesse de alunos com uma formação de dignidade no futuro para esse atual governo quanto mas fácil de se influenciar melhor.
    Na escola onde trabalho não interferimos nas matérias ministradas e nem suprimimos os diretores nossa parte é a disciplina ,honestidade,respeito e civismo.
    Honestidade é o que falta para alguns que são contra.
    Convido a todos conhecer nosso trabalho.
    Na escola Santa Rita estive lá conversei com alunos pois fui levar a medalha para uma aluna que infelizmente foi transferida por motivo de emprego de pai.
    Como eu falei vou deixar um legado para meus alunos fui monitor de 6°ao 8° e 9° ao 1° ano do ensino médio .
    Tbem contribuir na área de esportes levando alunos e alunas a títulos dentro e fora da escola mas infelizmente terei que sair do projeto por causa da esquerda.
    Combati um bom combate mas permaneço com a fé de que o Brasil vai sair do buraco.

  12. Beto Diz

    Em um país onde a sociedade e mal educada e vota em bandido não me surpreende que são contrários a este modelo DISCIPLINAR e não ideológico com muitos acham

  13. Décio Diz

    País alienados, estudantes emburrecidos. Querem é ficar no bem bom com ensino sofrível e depois se tornaram adultos que votarão em bandido ladrão.

  14. Afonso Diz

    Esse levantamento revela a causa da baixa e sofrível educação escolar rm Foz do Iguaçu, ou seja a falta de disciplina é postura dentro da sala de aula, e para seguir dentro balbúrdia é que eles rejeitam adesão ao padrão cívico militar. Lamentável.

  15. Marcelo Diz

    A PREFERÊNCIA É SEMPRE A IDEOLOGIA DE ESQUERDA E ACABAR COM OS PRINCÍPIOS DE RELIGIÃO E FAMÍLIA, O ESSE POVO QUER É DEIXAR AS PESSOAS IDIOTAS E SEM QUESTIONAR O SISTEMA CORRUPÇÃO INSTALADAS! O Q PREFERE É PROFESSOR SENDO HUMILHANDO E DESRESPEITANDO! NA ESCOLA VC TEM Q SER ENSIDADO OS BONS PRINCÍPIOS NAO SER ALIENADO A POLITICA DE IGNORÂNCIA COMO ESTA! VC TEM O DIREITO DE SABER!!!!

  16. Felipe Diz

    Sabemos muito bem que é obra de “professores” socialistas na mente dos alunos. Fui aluno do Dom Pedro II e lembro muito bem dos professores militando dentro da sala de aula, os alunos que tinham um pensamento de direita era ridicularizado. Essa audiência pública sabemos da maioria que foram votar.

  17. Renato Diz

    H2FOZ pelo amor de Deus desde quando dois gatos pingados sao um protesto?
    Esses malditos alienados nao merecem palco.
    Essa matéria deveria expor o lado imfame desses hipócritas bandidolatras marxistas

  18. Augusto Diz

    Quem apoia este modelo de adestramento são os pais que fracassaram na educação de seus filhos. São pais fracassados que acham conveniente terceirizar a educação do filho. Este modelo cívico-militar fecha as turmas noturnas justamente as quais recebe o estudante pobre que trabalha e estuda. Alguém já viu um colégio particular que tem um polícia para adestrar o filho estudante?? Para os imbecis que ladram sobre ideologias de esquerda lembrem-se que este modelo adotado pelo Bolsonaro é comum na Venezuela.

  19. Vilmar Diz

    Uma pergunta, se a escola cívico militar é tão ruim porque tem fila de espera??

  20. Simone Diz

    Não deveria de ter votação, e sim ter feito igual quando foi o mitre, fazer uma pergunta dessa para um delinquente é igual dar tiro no pé…meu filho queria entrar numa dessa e nunca conseguiu

  21. Jassa Rodrigues Diz

    Pora de militarismo não traz benefício nenhum para o Brasil é poriso que nunca vamos ser uma grande nação ?

  22. Jones Diz

    Sou muito a favor da escola cívico militar e totalmente contra a doutrinação marxista que prevalece hj,minha sobrinha conseguiu entrar graças a deus,temos que libertar nossos filhos desse podridão progressista que está destruindo o Ocidente.

  23. Edevaldo Diz

    Parabéns ao envolvidos, quem não quer disciplina e ordem no ambiente escolar, quer o contrário à sociedade. Quem em sã consciência não quer ensino de qualidade?

  24. Rafael Diz

    Bom dia!!!só temos a lamentar uma oportunidade única de fazer mais quatro escolas formadores de verdadeiros cidadãos e cidadãs!!! Zé povinho sendo Zé povinho!!!

  25. Eva Cunha Diz

    Coitado dos professores, vão continuar ter que aturarem alunos indisciplinado em sala de aula.

    Meu filho já estudou em ambos modelos de ensino , até o 5 ano do fundamental estudou no ensino regular tradicional, a partir do 6 ano em escola militar e lá ficou até terminar o ensino médio, gente é gritante a diferença na disciplina dos alunos.
    Mas, pra quem não quer ter disciplina e nem respeitar os professores fizeram uma boa escolha!

  26. Porto Meira Diz

    Não tenho na contra militares, mas cada um no seu quadrado. Educação é de responsabilidade dos professores. Pode até policiais interagir com colégios, mas sem desviar as funções deles.

  27. Rubens Diz

    O principal motivo das militâncias esquerdistas terem “vencido” o plebiscito para escolas serem geridas por modelos civico-militares é que as votações somente foram feitas em dias úteis, em que a maioria dos pais trabalhavam, e a grande de maioria não ter tido como ir votar, além do mais, d3ixaram a comunicação aos pais ao encargo dos “filhos”, e a grande maioria não quer ser “policiada” nas escolas.

  28. PEDRO HEITOR Diz

    Uma é muito melhor que nada!! Sabemos que trazer a realidade de crescimento mediante a tanta doutrinação da esquerda em todos esses anos é difícil. Apesar de tudo, vemos bons comentários aqui com pessoas de visão defendendo o excelente ensino militar que é realizado nas escolas militares. Aos poucos vamos retomando a civilidade, , amor ao país, estudo ao invés de doutrinação. A esquerda está se retornando pois está sendo derrotada!!

  29. Gabriel Diz

    Foz do Iguaçu sempre na contramão da verdadeira democracia e bem-estar social dos alunos, para os sindicatos para que serve mesmo? Para cabide de emprego dessa esquerda corrupta.

  30. Gustavo Diz

    Escolas militares são 200% melhores que escolas convencionais. Trabalhei em colégio de regime militar e fomos muito mais assistenciais que as escolas regulares. Tínhamos apoio e material para dar nossas aulas, tínhamos apoio familiar e créscimos disparadamente em aprovações. Enquanto nas escolas regulares, professor faltava aula e os alunos eram dispensados perdendo conhecimento. Já na militar, alguma atividade era desenvolvida com a turma na ausência desse docente.
    Sociedade que tem opção de escola militar, luta para que seus filhos consigam uma vaga, a qualidade de ensino nem se compara as demais. As verbas adquiridas pela APMF são mto aproveitas na merenda dos alunos e nos materiais para desenvolverem suas atividades acadêmicas.

  31. Eliana Diz

    Muita tristeza ver isso, e saber n mãos de q tipo de “professores” nossos filhos estão. E outra crianças n protestam pq s for p elas mesmas iram copiar o q s professores ensinam, NM todos teem pais com responsabilidade p ensinar essas crianças.

  32. Eliana Diz

    Esses sites d esquerda n cansa d passarem vergonha???

  33. Eliana Diz

    Kkkk moro n porto Meira, e sei bem a qualidade da educação dos futuros militantes, da até vergonha d encontrá-los n saída d colégio, fazem e dizem coisas vergonhosas, é constrangedor passar perto, n vejo o mesmo n colégio militar, se for p nossos filhos serem doutrinados p idiotas militantes melhor sumir morar n nato q é menis danoso.

Comentários estão fechados.