Eclipse da “Lua de Sangue” será visível em Foz do Iguaçu e fronteira

Lua cheia na fronteira, em registro do fotógrafo Marcos Labanca.

Fenômeno poderá ser observado a olho nu entre a noite de domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16).

A virada de domingo (15) para segunda-feira (16) terá um atrativo especial no céu da região trinacional. Entre as 23h30 e as 3h, será possível observar um eclipse total da Lua, que ocorre quando a Terra fica posicionada entre o Sol e o satélite. O pico está previsto para ocorrer entre a 0h30 e as 2h.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Uma das características desse eclipse é que a Lua deve apresentar coloração avermelhada, formando a chamada “Lua de Sangue”. Contudo, fique atento: muitas das imagens que circulam na internet mostram o satélite exageradamente vermelho, o que pode decepcionar os observadores na vida real.

De acordo com a BBC, esse será o único eclipse lunar total visível no Brasil e na América do Sul em 2022, o que torna o fenômeno ainda mais relevante.

Para quem for à Argentina, uma atividade especial de observação, com disponibilização de telescópios, será feita em Puerto Iguazú, ao lado do Marco das Três Fronteiras. De qualquer ponto da fronteira, porém, bastará olhar para o céu e curtir o espetáculo (o uso de equipamentos para a proteção dos olhos não será necessário).

A previsão do tempo para o horário do eclipse, conforme a meteorologia, é de céu com poucas nuvens e temperatura na casa dos 12°C em Foz do Iguaçu e municípios vizinhos.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.