Saiba como estão as obras de acesso à Ponte da Integração no Paraguai

Trabalhos estão divididos em seis lotes, dos quais cinco estão em andamento e um está na fase de finalização do projeto.

Apoie! Siga-nos no Google News

O jornal La Nación divulgou, na última quarta-feira (17), balanço mostrando o atual estágio das obras de acesso à Ponte da Integração no lado paraguaio da fronteira. Os trabalhos estão divididos em seis lotes, dos quais cinco estão em andamento e um (construção de uma ponte sobre o Rio Monday) está em fase de finalização do projeto.

Leia também:
Ponte da Integração e Perimetral Leste: veja o andamento das obras em abril
DER explica troca do asfalto na Ponte da Integração Brasil-Paraguai

Conforme o levantamento, o lote mais avançado é o da área urbana de Presidente Franco, que inclui a conexão com a ponte em si e a duplicação da Avenida Bernardino Caballero. Tal trecho, licitado à Constructora Acaray, está com 52% de execução do cronograma, conforme dados do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

Já o Lote Rural 1, com 19 quilômetros de novas rodovias entre o km 17 da Rodovia PY02 e o acesso a Los Cedrales, está com 5% de cronograma cumprido, enquanto o Lote Rural 2, com 11 quilômetros de estradas em Los Cedrales e Presidente Franco, está com 14% dos trabalhos entregues.

Aspecto das obras no Lote Rural 1 do Corredor Metropolitano del Este. Imagem: Gentileza/MOPC

As obras civis para a construção da futura aduana em Presidente Franco tiveram início há apenas um mês e ainda estão em estágio embrionário. Já o futuro pátio de caminhões, que não ficará imediatamente na cabeceira da Ponte da Integração, está com 8% de conclusão, conforme dados do Consórcio CEP, responsável pela obra.

O único lote ainda não iniciado é o da nova ponte sobre o Rio Monday, em Presidente Franco, cujo projeto está em fase de finalização. Conforme o MOPC, os seis lotes do anel viário do Corredor Metropolitano del Este serão entregues por etapas, entre o segundo semestre de 2023 e o ano de 2025.

As obras no lado paraguaio da fronteira são executadas com recursos próprios, contratados pelo governo do Paraguai junto a fontes internacionais. No lado brasileiro, a rodovia Perimetral Leste, que está com 20% de execução, é financiada com orçamento disponibilizado pela diretoria brasileira de Itaipu.

Comitiva paraguaia vistoria obras na cabeceira da Ponte da Integração em Presidente Franco. Imagem: Gentileza/MOPC
Comitiva paraguaia vistoria obras na cabeceira da Ponte da Integração em Presidente Franco. Imagem: Gentileza/MOPC

Reordenamento urbano

Já o jornal ABC Color informa que a prefeitura de Presidente Franco começou o processo de reordenamento urbano do bairro Tres Fronteras, em razão do aumento no número de pedidos para a construção de empreendimentos comerciais e de logística na área próxima à cabeceira da Ponte da Integração.

Um dos objetivos do poder público é evitar a ocupação desordenada dos terrenos e calçadas, para não repetir erros ocorridos ao longo do tempo na área central de Ciudad del Este. A revisão do plano diretor está em análise nas comissões da Junta (Câmara) Municipal e deverá ser tratada em plenário nos próximos dias.

LEIA TAMBÉM
3 Comentários
  1. Augusto Diz

    Então se entendi,a inauguração está prevista para o biênio 25/26 ?

  2. Guilherme Wojciechowski Diz

    O anel viário do Corredor Metropolitano del Este deverá ficar totalmente pronto só em 2025, mas se as partes mais urgentes, como os acessos imediatos (em Presidente Franco e em Foz) e as estruturas de fiscalização no Brasil e no Paraguai, forem liberadas ainda em 2023 ou no começo de 2024, a ponte já poderá ser plenamente usada. O desafio é grande.

  3. Héctor Diz

    Otimo Brasil, Otimo Paraguay! Vergonha para minha Argentina. Argentina poderia ter entrado nessa obra, mais nossos gobernantes sem visao de futuro nao quisieron, uma pena, mais um atraso para nosso país!

Comentários estão fechados.