Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai adota medidas para agilizar trânsito na Ponte da Amizade

Fronteira

Paraguai adota medidas para agilizar trânsito na Ponte da Amizade

Ordem do administrador da aduana de Ciudad del Este inclui a abertura de mais carris para reduzir a lentidão na entrada ao país.

2 min de leitura
Paraguai adota medidas para agilizar trânsito na Ponte da Amizade
Chegada à aduana paraguaia da Ponte da Amizade, sentido Ciudad del Este. Imagem: Imago Interativa/Street View
Publicidade

Atendendo a pedidos de representantes do setor empresarial de Ciudad del Este, o administrador da aduana paraguaia da Ponte da Amizade, Juan Carlos Amarilla, emitiu uma circular aos servidores responsáveis pelo trânsito, orientando-os a manter o maior número possível de pistas abertas para a passagem de veículos particulares e de turismo.

O objetivo da medida é reduzir os congestionamentos, em especial, para a entrada ao país. Com o período de alta temporada do turismo trazido pelo mês de dezembro e com as semanas prévias ao Natal, as últimas jornadas do ano costumam ser de grandes filas na chegada dos visitantes a Ciudad del Este.

Publicidade

“Os carris habilitados para o ingresso ao território nacional, situados na zona primária aduaneira, paço internacional de turismo, deverão permanecer habilitados para a circulação de veículos particulares e de turismo”, estabelece o documento. “Uma vez que o tráfico esteja ordenado e fluído, novamente poderá ser fechado e colocada uma barreira de segurança indicando o caminho a seguir.”

Além do fluxo de turistas, os últimos dias têm sido marcados pela travessia de paraguaios em direção ao Brasil, motivados por fatores como preços mais baixos nos supermercados e postos de combustíveis. No período noturno, é comum verificar filas de automóveis de Ciudad del Este que vêm a Foz do Iguaçu para abastecer.

Já quanto aos caminhões, a questão é considerada mais complexa, uma vez que depende de coordenação nos horários de liberação de veículos cheios ou em lastre (sem carga) nos pátios de fiscalização do Brasil e do Paraguai. Até o momento, apesar de inúmeras tentativas, ainda não houve uma solução duradoura para o tema.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.