Paraguaios e argentinos celebram o Dia dos Namorados na fronteira

Nos países vizinhos, data recordada pelos casais é 14 de fevereiro, Dia de São Valentim; no Brasil, comemoração é em junho.

Apoie! Siga-nos no Google News

O amor está no ar em Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandarias, Minga Guazú e Puerto Iguazú nesta quarta-feira (14), Dia de São Valentim. A data é recordada por casais do Paraguai e da Argentina como o Dia dos Namorados.

Leia também:
Veja a lista de feriados no Paraguai e na Argentina em 2024

Para o período da noite, a previsão é de casa cheia nos restaurantes, que oferecem ambientação e cardápios especialmente preparados para a ocasião. Durante o dia, a correria é no comércio, para a compra dos últimos presentes.

Apesar do impulso trazido por filmes e produções dos Estados Unidos, onde a celebração é chamada de “Valentine’s Day”, a tradição tem origem europeia e raízes ainda mais antigas, associadas à fertilidade, anteriores à adoção do cristianismo em Roma.

Especificamente na Argentina, o “Día de los Enamorados” é uma das datas mais importantes para o comércio em setores como confecções, calçados, cosméticos e perfumes, movimentando também os serviços de gastronomia e entretenimento.

Brasil

No Brasil, a versão local do Dia dos Namorados é comemorada em 12 de junho, véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

A ideia ganhou tração a partir da década de 1950, após campanha impulsionada pelo publicitário João Doria (pai do ex-governador de São Paulo) para incentivar as vendas do varejo no mês de junho, considerado fraco pelos comerciantes.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.