Paraguai e Argentina anunciam volta da travessia de balsa

Reunião que definiu os detalhes da volta da balsa. Imagem: Municipalidad de Presidente Franco / Facebook.

Ligação entre Presidente Franco e Puerto Iguazú será retomada na segunda-feira (18), após dois anos de interrupção devido à pandemia.

A segunda-feira (18) será de retomada do modal mais antigo de conexão entre os países na fronteira trinacional. A balsa que liga Presidente Franco (Paraguai) a Puerto Iguazú (Argentina) voltará a transportar veículos, após dois anos da interrupção provocada pela pandemia do novo coronavírus.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

O retorno da travessia fluvial foi viabilizado depois da decisão do governo argentino de cancelar restrições sanitárias e reabrir todos os pontos de entrada e saída do país. Localmente, uma reunião entre representantes das prefeituras de Puerto Iguazú e Presidente Franco definiu os detalhes da operação.

O funcionamento da balsa será das 8h às 17h. No lado paraguaio, o ponto de partida é o porto Tres Fronteras, localizado em frente à foz do Rio Iguaçu e a poucos metros do canteiro de obras da Ponte da Integração, projetada para a ligação entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco. No lado argentino, o acesso é pelo porto internacional.

Com a conclusão das obras da futura ponte Brasil–Paraguai, no entanto, é provável que a balsa perca parte de seu atrativo, já que o trajeto entre Presidente Franco e Puerto Iguazú, passando pelo território brasileiro, ficará muito mais rápido que a opção terrestre atual, via Ponte da Amizade.

Em paralelo, Argentina e Paraguai discutem a construção de pontes sobre o Rio Paraná, conectando a província de Misiones aos departamentos paraguaios de Alto Paraná e Itapúa. Não há, contudo, data para que os projetos possam sair do papel.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.