Paraguai expulsa brasileiros membros de rede internacional de extorsão

Entrega à Polícia Federal ocorreu, na tarde dessa quarta-feira (7), na cabeceira da Ponte da Amizade.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Polícia Nacional do Paraguai entregou à Polícia Federal do Brasil, na tarde dessa quarta-feira (7), um grupo de sete brasileiros acusados de participação em uma rede internacional dedicada à extorsão. Os indivíduos foram presos em Ciudad del Este, no mês de agosto, em uma operação que teve a colaboração das autoridades brasileiras.

A expulsão do território paraguaio ocorreu via Ponte da Amizade, no âmbito do Comando Tripartite de Segurança. Os brasileiros, que estavam provisoriamente recluídos na Penitenciária Regional de Villarrica, a 250 quilômetros da fronteira, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal na Terra das Cataratas.

A operação que levou à prisão dos criminosos foi noticiada pelo H2FOZ no dia 5 de agosto (clique aqui para ler a matéria). O grupo tinha como base operacional uma casa de alto padrão alugada no bairro Área 1, em Ciudad del Este.

Em nota à imprensa, a Polícia Nacional do Paraguai informou, na ocasião, que a organização possuía acesso a dados de processos em andamento no Brasil, que eram usados para extorquir milionários brasileiros. Os contatos eram feitos via internet e por telefone, com os criminosos apresentando-se como falsos policiais civis ou federais.

Na casa usada pelo grupo, a comitiva encontrou documentos com suposto timbre oficial, placas e banners utilizados para simular o ambiente de uma delegacia em situações como videochamadas e fotos enviadas às vítimas. Celulares com chips de vários estados do Brasil foram apreendidos e encaminhados para perícia.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.