Paraguai instala barreiras no acesso à fronteira com a Argentina

Objetivo é desmantelar os esquemas de “fura-fila” na cabeceira paraguaia da Ponte San Roque González de Santa Cruz, em Encarnación.

Apoie! Siga-nos no Google News

Funcionários a serviço da prefeitura de Encarnación, cidade paraguaia na fronteira com Posadas (Argentina), estão instalando barreiras de concreto em algumas das vias de acesso à Ponte San Roque González de Santa Cruz. O objetivo da medida, iniciada nessa quinta-feira (27), é desmantelar os esquemas de “fura-fila”.

Leia também:
Cidade argentina se mobiliza para evitar fechamento da fronteira

A decisão ocorreu após novo protesto na cabeceira paraguaia, no qual motoristas, indignados com a demora para a travessia, queimaram pneus para bloquear, por conta própria, algumas das ruas laterais usadas pelos operadores do “fura-fila”. Um homem de 43 anos, nacionalidade argentina, chegou a ser preso durante o protesto.

Filmagem repercutida pela conta @noticiasdel6, na rede social Twitter, mostra o trabalho noturno para a instalação das barreiras, que formarão uma fila para direcionar o tráfego de veículos diretamente até a zona primária da aduana paraguaia.

De acordo com a prefeitura de Encarnación, a medida é temporária, enquanto não ocorrer o reordenamento das conexões entre a ponte e o bairro comercial vizinho à fronteira. Nos dias de maior movimento, a espera para cruzar a passarela internacional, em direção à Argentina, chega a ser superior a seis horas.

Além do trânsito caótico, a situação é gerada por fatores como problemas estruturais na Ponte San Roque González de Santa Cruz, que está com restrições quanto à formação de filas (carga estática) no alto da via; e a grande demanda gerada pelos preços mais baixos encontrados por consumidores paraguaios no comércio de Posadas.

LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Juan Maidana Diz

    El problema es que en la aduana Argentina los dejan pasar.
    Cobran 7000 pesos por auto para dejarte paso libre.
    Yo lo ví con mis ojos.
    Y todo el mundo lo sabe.
    Eso en Argentina se llama coima

  2. Olinto Francisco Do Nascimento Diz

    Na semana passada estava em foz do Iguaçu para atravessar a diana Argentina demoramos três horas e vergonha pois eles colocam poucas cabine. Parece que para irrita o turista que vão visitar e comprar. Dá nojo.

Comentários estão fechados.