Paraguai testa sistema para reduzir demora na fronteira com a Argentina

Veículos paraguaios e argentinos terão filas diferenciadas no acesso à ponte que conecta as cidades de Encarnación e Posadas.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Direção Geral de Migrações, do Paraguai, decidiu implementar, nesta sexta-feira (21), um sistema de filas diferenciadas no acesso à Ponte San Roque González de Santa Cruz, que liga a cidade paraguaia de Encarnación à argentina Posadas. O objetivo é ordenar o trânsito no sentido Argentina, reduzindo o tempo de travessia.

Leia também:
Leitor do H2FOZ denuncia esquema de “fura-fila” na BR-277, acesso à Ponte da Amizade

De acordo com a imprensa de Encarnación, a proposta é separar o tráfego em dois grupos. Em uma das filas, serão posicionados os automóveis e utilitários com placas paraguaias. Já a segunda fila estará destinada aos argentinos e demais estrangeiros. Na aduana, a passagem será liberada de dez em dez veículos, em ritmo igual para cada fila.

O sistema tem o apoio de entidades como a Câmara de Comércio de Encarnación, que pede também que uma das ruas do Circuito Comercial, bairro vizinho à ponte, seja oficialmente estendida até as imediações da zona aduaneira, de forma a evitar o uso de atalhos e esquemas de “fura-fila”.

Diferentemente do que acontece na Ponte Tancredo Neves, o trânsito no limite entre Encarnación e Posadas costuma ser mais rápido do lado argentino, onde o acesso à aduana é mais amplo e menos filas são registradas. Outra opção para a travessia fronteiriça é usar uma linha de trem, bastante popular entre moradores e turistas.

Acesso à aduana paraguaia da Ponte San Roque González de Santa Cruz, em Encarnación

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.