Leitor do H2FOZ denuncia esquema de fura-fila na BR-277, acesso à Ponte da Amizade

Na região do Jardim Jupira, motoristas entram de ré, na contramão, tomando o lugar de quem já está na fila.

Apoie! Siga-nos no Google News

O H2FOZ recebeu de um leitor, nesta semana, vídeos que mostram motoristas fazendo manobras irregulares para “furar a fila” na BR-277, acesso à Ponte da Amizade. A equipe de reportagem foi ao local e pôde comprovar a situação, que acontece, especialmente, nos dias de maior congestionamento no sentido Paraguai.

Conforme o relato da fonte, cuja identidade será preservada, “vários agentes de estacionamento particular, aqueles que ficam no meio da pista da rodovia abordando turistas, interrompem o trânsito na BR-277 para que esses veículos venham a cometer essa infração gravíssima, entrando de ré na pista”.

Um dos pontos onde a irregularidade foi filmada é no acesso ao Jardim Jupira, metros após o viaduto da JK. A alça no local é de mão única, devendo ser usada apenas para entrar no bairro. Entretanto, motoristas que estão na Rua Carlos Sottomaior engatam a ré e jogam o carro na BR-277, passando à frente de quem já estava na rodovia.

VÍDEO – FLAGRANTE IRREGULARIDADE

“Diariamente, eu ligo para a Polícia Militar, e a PM diz que não é responsabilidade dela, mesmo os veículos saindo de uma via marginal”, relata o leitor. “Então, ligo pra PRF no 191, eles registram a ocorrência e nunca mandam viatura para inibir a infração […] Uma única vez uma viatura da PRF passou e não parou no local.”

“Após vários questionamentos meus via 191, foi me passado um número da corregedoria/ouvidoria e dito pra fazer uma reclamação via e-mail. E assim seguimos todos os dias, sem resposta das autoridades”, desabafa.

De posse das informações do leitor e de registros feitos pela reportagem, o H2FOZ entrou em contato com a delegacia da PRF em Foz do Iguaçu. Em nota, o inspetor Marcos Pierre Vespermann Carvalho, chefe da delegacia, afirma que a corporação “está ciente dessa infração de trânsito e está tomando as medidas devidas”.

“Diariamente, condutores flagrados pelas equipes operacionais são autuados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Notificações são feitas também através de videomonitoramento, pelas câmeras existentes no local”, informa o inspetor-chefe.

“Só em 2022, a equipe da PRF na Ponte da Amizade já autuou mais de 3,6 mil condutores por infrações diversas, dentre elas a realização de manobra de marcha à ré na contramão da saída da BR-277 para a marginal”, complementa.

Já quanto à presença de viaturas, Marcos Pierre aponta que “em razão do efetivo reduzido de policiais e da grande demanda de atividades, não é possível manter uma equipe permanentemente”, mas que “tratativas já estão sendo feitas junto ao órgão executivo de trânsito para adequações viárias estruturais que impeçam o cometimento de infrações”.

A Unidade Operacional da PRF na Ponte da Amizade cobre todo o perímetro urbano da BR-277 em Foz do Iguaçu e a antiga BR-600 (Avenida Tancredo Neves, acesso à usina de Itaipu). Além das demandas relacionadas ao trânsito, os agentes atendem a situações como assaltos aos usuários parados na fila de saída do país e recuperação de veículos.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] Leia também:Leitor do H2FOZ denuncia esquema de “fura-fila” na BR-277, acesso à Ponte da Amizade […]

Comentários estão fechados.