Polícia desaloja famílias que ocupavam terreno em Ciudad del Este

Desalojamento foi solicitado por brasileiro que afirma ser o dono do imóvel; ocupantes alegam que a área pertence ao poder público.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Polícia Nacional do Paraguai cumpriu, na manhã desta quinta-feira (10), um mandado de reintegração de posse em um terreno ocupado por cerca de 30 famílias no bairro Che La Reina, próximo à Supercarretera de Itaipu, em Ciudad del Este. Pelo menos cinco pessoas foram detidas durante o procedimento.

De acordo com o jornal Última Hora, um dos detidos é o ativista social e pré-candidato a deputado Elvio Barúa, apontado como um dos líderes da resistência à ordem de reintegração. Barúa argumenta que o imóvel pertence ao poder público municipal. O brasileiro Valdir Marcelo Sacomori, que entrou com a ação, afirma ser o proprietário.

O terreno está localizado em uma região de grande valor imobiliário em Ciudad del Este, utilizada por empresas comerciais e industriais. Os detidos foram conduzidos a uma unidade hospitalar para exames. Na sequência, serão transferidos para a sede do comando policial no departamento (estado) de Alto Paraná.

O Paraguai tem problemas históricos de insegurança jurídica em relação às escrituras de imóveis urbanos e rurais. Durante a ditadura de Alfredo Stroessner (1954–1989), houve casos de doações e vendas de uma mesma área a diferentes pessoas, gerando conflitos que se arrastam há décadas no Judiciário.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.