Polícia Federal divulga nota sobre filas na fronteira com a Argentina

No último sábado (11), estrangeiros enfrentaram demora acima da média para os trâmites de entrada e saída do território brasileiro.

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A Delegacia de Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu divulgou, no fim da tarde dessa segunda-feira (13), nota de posicionamento sobre as filas verificadas no último sábado (11), na aduana brasileira da Ponte Tancredo Neves, para os procedimentos de entrada e saída de estrangeiros do território nacional.

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Fotografias e vídeos publicados no sábado, pela jornalista Cris Loose, no blog Não Viu, mostravam uma grande quantidade de turistas aguardando para os trâmites de registro migratório, obrigatórios em situações como saída de viajantes estrangeiros do país e entrada no Brasil para permanência superior a 24 horas ou deslocamentos a destinos além da fronteira.

Segundo a PF, a demora foi pontual, provocada por uma grande procura simultânea na faixa das 9h, quando foram realizados 307 registros migratórios, contra média três vezes menor nos demais horários do dia. A corporação afirma, também, que o movimento do mês de março está atípico, com demanda acima de períodos de alta temporada.

Em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, cabe recordar, problemas similares foram registrados na Ponte Internacional da Amizade, nos dias de intenso fluxo de viajantes paraguaios em direção a locais como o litoral brasileiro.

A estrutura de atendimento migratório é composta por servidores próprios e agentes terceirizados. A PF informa, ainda, que está implantando soluções tecnológicas, como a opção de preenchimento de um pré-cadastro na internet, como ferramenta para diminuir o tempo de atendimento presencial nos guichês.

Confira, abaixo, a íntegra da nota emitida:

NOTA SOBRE AS FILAS NA ADUANA DA PONTE INTERNACIONAL TANCREDO NEVES (PTN) NO DIA 11/03.

A PF vem a público esclarecer que as filas formadas no posto de migração na aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves, fronteira com a Argentina, na manhã do dia 11/03 (sábado), foram geradas devido a uma convergência de fatores atípicos que ocorreram de forma simultânea.

O primeiro fator a ser levado em consideração foi a quantidade atípica de registros migratórios realizados na fronteira com a Argentina. Só para efeitos de comparação, nos doze dias iniciais do mês de março ocorreram mais atendimentos que todo o mês de janeiro do corrente ano (28.317 x 26.579, respectivamente), época de férias em que há grande circulação migratória entre os dois países.

Comparando o mês parcial de março (até o dia 12) deste ano com o de 2022 percebemos novamente a desproporção dos números. Enquanto no ano passado foram feitos, durante todo o mês de março, cerca de 35 mil atendimentos, nesse ano, somente nos doze primeiros dias do mês já foram realizados 28.317 procedimentos migratórios.

Analisando mais detalhadamente o dia específico em que foram registradas e noticiadas as filas na aduana da PTN, o último sábado (11/03) registrou o maior número de atendimentos em todo o mês de março, com um total de 2.686 registros migratórios. Para se ter um parâmetro de comparação, o dia mais movimentado de março de 2022 foram registrados cerca de 1.356 atendimentos, praticamente metade do público atendido no sábado passado (11/03).

Além disso, durante o sábado, houve um pico de atendimento às 09h da manhã, sendo realizados um total de 307 registros migratórios, enquanto que a média horária do dia foi de 100 atendimentos realizados.

Essa discrepância de volumes de atendimentos que vem ocorrendo neste mês de março foi potencializada com problemas técnicos de conexão de internet, o que forçou a operar o sistema de migração de forma off-line, causando lentidão na execução do procedimento migratório.

A PF ainda informa que o procedimento migratório é realizado por agentes terceirizados e policiais federais, com efetivo reforçado nos dias de maior demanda de atendimento. Em paralelo a isso, a implementação do app STI MOBILE, aplicativo que permite ao estrangeiro agilizar o seu atendimento realizando o cadastramento on-line de qualquer lugar, diminuiu drasticamente o tempo de espera nas filas dos postos de migração.

Por fim, a PF pede desculpa pelos transtornos ocorridos e informa que vem buscando melhorar e agilizar o atendimento ao público através da reformulação de procedimentos e implementação de novas tecnologias.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR

CS/PF/Foz

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