Por volta de 1930, 15 anos depois de terem recebido a visita do Pai da Aviação, Santos Dumont, os moradores do “fim-de-mundo” chamado Foz do Iguaçu tiveram a idéia de recorrer ao avião na luta contra as limitações impostas pela distância e falta de comunicação. Lideranças da pequena comunidade de então tomaram Foz do Iguaçu e Guaíra nas rotas de vôo do Correio Aéreo Militar.
A resposta foi positiva, mas caberia a comunidade local oferecer área adequada à instalação do aeroporto. As lideranças elegeram como local apropriado uma área pertencente a Fulgêncio Pereira nos fundos do quartel do Exército. Puseram mãos à obra e, em março de 1935, começava a história da aviação em Foz do Iguaçu.
Naquele tempo foi inaugurada a linha Curitiba – Foz por um rudimentar aparelho Lindemberg, do Correio Aéreo Militar, que, com a criação do Ministério da Aeronáutica em 1941, passaria a se chamar Correio Aéreo Nacional. Aconteceu no dia 23 de março de 1935, quando, num momento inesperado, ouviu-se um estranho ruído no ar, despertando a atenção de todos que, saindo à rua, viam extasiados um aviãozinho militar evolucionando no céu qual ave desconhecida num vôo de reconhecimento migratório, relata em suas memórias Ottília Schimmelpfeng.