Foz do Iguaçu abre o carnaval neste sábado com afoxé e blocos de foliões

Ônibus sairão da Praça da Paz para as regiões do Morumbi, Porto Meira, Três Lagoas e Vila C.

Apoie! Siga-nos no Google News

A programação oficial do carnaval em Foz do Iguaçu começa neste sábado, 10, às 17h, na Praça da Paz, com discotecagem, afoxé e bloco de foliões. Gratuita, a folia seguirá até terça-feira, com shows, marchinhas e outros ritmos para embalar a festa.

LEIA TAMBÉM:
Saiba como fica a abertura do comércio no carnaval em Foz do Iguaçu
Saúde, bancos, limpeza pública: abre e fecha em Foz do Iguaçu no carnaval
Brincantes levarão carnaval à Avenida Brasil em Foz do Iguaçu pelo 2.º ano
Canja de carnaval ajudará entidade em Foz do Iguaçu

Na primeira noite, Afoxé Ogun Funmilayó, a apresentação dos blocos e os brincantes do Demorei mas Cheguei ditam o passo da diversão. No domingo, 11, o carnaval começará às 15h, com o Kaburé Maracatu, Mistura de Cores (marchinhas) e Demorei mas Cheguei e 100KO.

Já na terça-feira, 13, o evento iniciará também às 15h, reunindo o Baque Mulher, Brasil Exporta Som, Mistura de Cores, Samba & Cia. e a Banda Sabanna. Nos três dias, a programação será aberta com o DJ Mano Zeu, terminando às 23h.



Além disso, 14 blocos, grupos e coletivos farão a comercialização de alimentos e bebidas na terceira pista da Avenida JK. Muitos deles terão programações próprias, em interação com a folia cujo palco é a Praça da Paz.

Para garantir a segurança dos foliões, uma força-tarefa com várias instituições foi organizada, contando com videomonitoramento. Denominado de Carnafalls, o carnaval é organizado pela prefeitura, por meio da Fundação Cultural, com o apoio de instituições parceiras.

“A nossa expectativa é termos um bom público, em um ambiente seguro”, antecipa o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. A proposta da organização é ofertar um ambiente agradável e divertido para famílias, jovens e foliões de todas as idades.

Carnaval da Avenida Brasil

Na segunda-feira, 12, a partir das 18h, brincantes levarão carnaval à Avenida Brasil, no centro de Foz do Iguaçu, em uma programação independente e gratuita para a população. A intenção é resgatar a folia de rua na cidade, baterias de percussão, cultura popular e samba no pé.

Ônibus direto da praça

O transporte coletivo terá um esquema especial para atender os foliões, com ônibus saindo da Praça da Paz para as regiões do Morumbi, Porto Meira, Três Lagoas e Vila C. As saídas serão às 23h30 e à meia-noite e meia, informou a Agência Municipal de Notícias (AMN).

Esses itinerários serão praticados no sábado, domingo e terça-feira (10, 11 e 13), com os coletivos saindo da terceira pista da JK. O “objetivo é facilitar o deslocamento dos participantes após o encerramento das festividades”, expôs a AMN.

Transporte coletivo

No atendimento geral aos usuários, todas as linhas de ônibus, na segunda e na terça-feira, vão operar com a tabela de horários válida para o sábado. Nos demais dias, o atendimento será normal. Os horários estão disponíveis em: foztrans.pmfi.pr.gov.br.


Arte: Reprodução
LEIA TAMBÉM