Secretaria confirma segundo caso de varíola dos macacos em Foz do Iguaçu

Paciente, do sexo masculino, já cumpriu o isolamento domiciliar e apresenta bom estado de saúde.

Apoie! Siga-nos no Google News

Paciente, do sexo masculino, já cumpriu o isolamento domiciliar e apresenta bom estado de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (31), o diagnóstico do segundo caso de varíola dos macacos (monkeypox) em Foz do Iguaçu. De acordo com as informações, o paciente é um homem na faixa etária dos 30 aos 39 anos, que já cumpriu o isolamento domiciliar e apresenta bom estado de saúde.

A ocorrência foi classificada como importada, tendo em vista o histórico de viagem dias antes do aparecimento dos sintomas. A confirmação deu-se via exames, encaminhados ao Laboratório Nacional em Saúde Pública do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O primeiro registro positivo entre moradores da cidade foi divulgado no último dia 16. Em paralelo, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) mantém outros sete casos suspeitos em investigação no município.

A transmissão ocorre entre humanos, por meio do contato direto com a pele e secreções ou exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. A pessoa infectada só deixa de transmitir o vírus quando as crostas desaparecem da pele.

Os sintomas podem durar de duas a quatro semanas e incluem erupção cutânea, febre, calafrios, exaustão, cefaleia, adenomegalia (ínguas), dores musculares, dores nas costas, dor retal, sangramento retal e edema peniano.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é procurar a unidade básica mais próxima para exames, orientações e acompanhamento.

Já a prevenção ocorre com hábitos simples, como lavar regularmente as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel; usar máscara de proteção facial; e evitar o contato direto com pessoas com suspeita ou confirmação da doença.

Pessoas diagnosticadas ou com suspeita devem cumprir isolamento e não compartilhar objetos, roupas e toalhas até o fim do período de transmissão.

(Com informações da Secretaria Municipal de Saúde)

LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. […] Secretaria confirma segundo caso de varíola dos macacos em Foz do Iguaçu […]

  2. […] Secretaria confirma segundo caso de varíola dos macacos em Foz do Iguaçu […]

Comentários estão fechados.