Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Lago Monjolo passa por limpeza em ação pelo Dia Mundial da Água

Meio Ambiente

Lago Monjolo passa por limpeza em ação pelo Dia Mundial da Água

Reclamações da comunidade são frequentes por preservação da água e cuidados com o parque público do município.

2 min de leitura
Lago Monjolo passa por limpeza em ação pelo Dia Mundial da Água
Serviço de limpeza é realizado pela prefeitura e parceiros - foto: Divulgação/AMN
Publicidade

A falta de limpeza da água, de roçadas e de cuidados e manutenção do Parque Monjolo é reclamação constante da comunidade. Essa também foi uma das reivindicações de moradores durante a recente sessão itinerante da Câmara de Vereadores, realizada no Jardim Central.

LEIA TAMBÉM: Monjolo: nascentes, parque e cachoeira do rio urbano em Foz do Iguaçu

Publicidade

Integrando a programação alusiva ao Dia Mundial da Água, a prefeitura, juntamente com parceiros, está limpando o lago do parque público, com a remoção de algas invasoras. A iniciativa envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras.

Publicidade

Conforme a gestão, as espécies “aguapés” e “taboas” são plantas de água doce que se reproduzem rapidamente, devido ao excesso de nutrientes. São nocivas à vida aquática e podem levar peixes à morte.

Apesar de reclamações constantes para a manutenção do Parque Monjolo, a prefeitura afirma que faz serviços de limpeza constantemente, como varrição e roçadas. Já para a ação no lago é necessária a autorização de órgão ambiental estadual.

Publicidade

Os trabalhos, expõe a prefeitura, deverão ser concluído sexta-feira, 22, no Dia Mundial da Água, com atividades de educação ambiental. Envolvem equipamentos como escavadeiras, militares e um mutirão de roçadas e recolhimento de entulhos.

O Parque Monjolo é opção de lazer a céu aberto para moradores de Foz do Iguaçu, sem pagar nada, em uma área arborizada e de muitos pássaros. As pessoas pescam no lago, que conta com um morador ilustre, um jacaré-de-papo-amarelo.

Publicidade

Monjolo

O parque é um pedaço de natureza na área central de Foz do Iguaçu, entre a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab e a Avenida JK. Em seus corpos d’água nasce o Rio Monjolo, que corta a cidade até desaguar, na forma de cachoeira, no Rio Paraná.

O Parque Monjolo foi formado nos anos 1990 para auxiliar na proteção do ambiente. O riacho segue à área verde pertencente ao 34.º Batalhão do Exército, em que tem contato com a luz do sol, é canalizado na Avenida República Argentina, atravessa a região central até a terceira pista da Avenida JK, quando retorna à superfície.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.