Abertura do TTU causa o fim da integração do transporte para quem paga tarifa em dinheiro

Cerca de 13 mil usuários usam dinheiro para quitar a passagem; Foztrans diz que mudança é para melhorar a segurança e ampliar o uso do terminal.

Apoie! Siga-nos no Google News

Com a abertura dos portões do Terminal de Transporte Urbano (TTU) no centro de Foz do Iguaçu, passageiros de ônibus que pagam a tarifa em dinheiro perderão o benefício da integração do sistema. Anunciada pela empresa que opera o Cartão Único, a medida irá vigorar a partir do dia 9 de setembro.

No sistema atual, passageiros que pagam a tarifa com dinheiro podem embarcar em outro ônibus no TTU sem precisar arcar com nova passagem. Com as alterações anunciadas, só terá esse direito quem usa o cartão eletrônico. A tarifa em Foz custa R$ 3,75.

De acordo com o Foztrans (Instituto de Transportes e Trânsito), cerca de 40 mil pessoas utilizam o transporte coletivo todos os dias. Hoje, cerca de 66% dos usuários – mais de 26 mil pessoas – possuem o Cartão Único. Perto de 13 mil passageiros pagam o bilhete em dinheiro diariamente.   

Conforme o superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi, a abertura dos portões visa a ampliar a segurança na área do TTU. “O objetivo é diminuir o risco de assalto aos ônibus, tirando o dinheiro de circulação. Buscamos maior segurança para motoristas, cobradores e usuários”, afirmou.

“Também queremos que as pessoas possam utilizar os serviços e produtos oferecidos nos quiosques que ficam no terminal”, disse Fernando. “São 20 espaços, sendo três deles da prefeitura. A ideia é ampliar os serviços, e para isso precisamos que mais gente circule no local, sem ter que pagar tarifa”, expôs Fernando Maraninchi.

O Cartão Único é confeccionado sem custo, e suas recargas são realizadas na sede da operadora e no comércio. Os empregadores fazem a reposição dos créditos pela internet, idosos e estudantes têm o cartão para obter o recurso da isenção e do pagamento da metade da tarifa, respectivamente.

Sobre reclamações de usuários quanto ao tempo permitido para a integração, que é de 60 minutos, Fernando Maraninchi afirmou que está em estudo o alargamento desse período para 90 minutos. “Se for necessário, faremos essa ampliação”, completou.

Nas redes sociais

A abertura dos portões do TTU e, por consequência, a restrição do benefício da integração do sistema de transporte foram comunicadas pela operadora do Cartão Único no Facebook (veja o texto na íntegra, abaixo). Na postagem, muitos usuários comentaram a decisão. Leia o que disseram alguns deles:

“Que péssima ideia. Os passageiros vão buscar meios alternativos para locomoção na cidade após esse fim da integração no TTU em nome da "agilidade". A empresa vai acabar perdendo com essas atitudes que visam unicamente o lucro e não prezam pela qualidade do serviço prestado.”

Ronaldo Garcia Batista
 

“Não achei vantajoso. Isso aí só traz benefícios a eles próprios.”

Wendi Nagila
 

“Ônibus lotados, passagem cara, e agora sem integração no terminal com dinheiro. Qual será o próximo passo?”

Gustavo Amorim
 

“Facilitar embarque e desembarque? Que justificativa mais furada. Tanta coisa para consertar na logística dos ônibus, mas vão inventar mais uma forma de ganhar dinheiro? Muitos ônibus demoram mais de uma hora para passar, fazendo com que as pessoas tenham que pagar mais uma passagem. Total absurdo."

Mariana Boelter

 

Comunicado da Único Foz na internet:

A partir do dia 9 de setembro, o Terminal Urbano da Avenida JK começa a operar de portões abertos e os passageiros deverão entrar nos ônibus pela porta da frente e girar a catraca para o débito da passagem.

A mudança vai facilitar e agilizar o embarque e o desembarque, permitindo aos usuários melhor aproveitamento da integração temporal.

O pagamento em dinheiro continua valendo, mas o benefício da integração só é possível com o Cartão Único.

Faça já o seu.

Ligue 3027 0100 ou acesse www.unicofoz.combr e informe-se.

Informativo veiculado pela operadora nas redes sociais – foto Reprodução

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.