Estudante angolano da Unila é destaque em competições de atletismo

Afonso José Dala, que busca patrocínio, participou em duas corridas neste ano, terminando ambas na terceira posição geral.

Apoie! Siga-nos no Google News

O angolano Afonso José Dala chegou ao Brasil em 2017. Inicialmente, morou em São Paulo. Sua ideia era trabalhar, mas sem deixar de lado o sonho de ingressar na universidade. Na capital paulista, Afonso não deixou de lado, também, sua maior paixão: o atletismo. “Sempre gostei de correr, desde criança. E participo de competições desde os 13 anos. O dinheiro que juntei para a minha viagem ao Brasil foi de premiações recebidas das corridas que participei em Angola”, conta.

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

Em São Paulo, ele trabalhou como auxiliar de controle de qualidade em uma empresa de tecnologia. Entretanto, apesar de ter iniciado o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em uma faculdade privada, sua tentativa de conseguir uma bolsa atleta não obteve sucesso. Foi aí que teve conhecimento de que a UNILA havia lançado um processo seletivo para refugiados e portadores de visto humanitário. Inscreveu-se e foi aprovado para a graduação em Administração Pública e Políticas Públicas, que cursa desde o início de 2019.

“Gosto de todos aqui na UNILA. Fui muito bem recebido por estudantes, técnicos e professores. Dou muito valor ao que a Universidade está me proporcionando, pois não pude fazer uma faculdade em meu país e tive essa oportunidade aqui”, ressalta. “Além disso, acho muito interessante essa questão da integração que a UNILA promove, reunindo pessoas de muitos países”, complementa.

Conciliando o esporte com os estudos, Afonso treina de segunda a sábado, no período da manhã, com atividades na pista do Ginásio Costa Cavalcante, em ruas de bairros da região norte de Foz do Iguaçu e na academia da Unidade Jardim Universitário. Em seus treinamentos, chega a correr 15 km por dia. “Levo o esporte muito a sério e me dedico muito a isso. Resultados não aparecem do nada, tem que treinar muito”, enfatiza.

Neste ano, o atleta participou da Meia Maratona das Cataratas e da Corrida da Rádio 97,7 FM, terminando ambas na terceira posição geral. O estudante gostaria de participar de um número maior de competições, mas o custo de inscrição das corridas ainda é um obstáculo. “Minha intenção é nunca parar. Quero correr pelo resto da vida. Corrida não tem idade”, afirma. “Um dos motivos que me faz incentivar outros estudantes a correr é o bem que a atividade faz para a saúde, e não só para a parte física, mas também para a saúde mental”.

Os interessados em oferecer patrocínio ao atleta também podem contatá-lo pelo facebook https://www.facebook.com/jowilson.afonso.1.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.