Mesquita em Foz do Iguaçu sediará próximo Fórum do Turismo Religioso

Encontro em 2025 será o primeiro em espaço islâmico; objetivo é a interação de religiões e crenças em torno do segmento turístico.

Apoie! Siga-nos no Google News


A Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, em Foz do Iguaçu, foi escolhida para sediar a próxima edição do Fórum do Turismo Religioso, em 2025. Será a sétima edição do evento e a primeira em um espaço islâmico.

LEIA TAMBÉM: Mesquita de Foz do Iguaçu: da pedra fundamental à inauguração

O encontro visa a promover a interação entre religiões e crenças em torno de debates sobre esse segmento turístico. Neste ano, o fórum foi em Lunardelli, no Vale do Ivaí, em abril, com 200 participantes.

A Mesquita Omar Ibn Al-Khatab passou a funcionar 1983, sendo concluída em 1987. Possui o maior vão-livre de cúpula em concreto armado da América Latina, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN).

O templo islâmico tem capacidade para até 580 pessoas e sua arquitetura é de base octogonal e cercada por arcos. Por dentro, possui detalhes arabescos e adornos religiosos nas paredes.

As torres, na parte externa, têm 31 metros de altura e “ressoam os chamados para a oração cinco vezes ao dia”, expõe a AEN. Fica em uma região na qual grande parte dos moradores é árabe e descendente.

Turismo religioso

O Paraná apresenta 380 pontos de atrações registrados no segmento religioso. O Fórum do Turismo Religioso é organizado por um grupo de trabalho formado pela Secretaria de Estado do Turismo e outras instituições.

É uma ação para a troca de experiências entre cidades que abrigam rotas e outras atrações turísticas. E busca “novas ideias sobre como promover o turismo religioso” no estado, enfatiza a agência pública do Paraná.

“A criação de rotas de turismo religioso, por exemplo, é fundamental para os fiéis e incrementa a economia”, destaca o coordenador do grupo de trabalho, Eliseu Rocha. “É isso que discutimos esse ano e que vamos continuar trabalhando para a próxima edição.”

O fomento desse segmento turístico religioso e de sua relação com a economia é voltado a cidades que possuem:

  • igrejas;
  • santuários;
  • templos;
  • mesquitas; e
  • edificações ligadas à fé.
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.