Famílias carentes recebem cestas básicas adquiridas com recursos ‘devolvidos’ pela Câmara de Foz

Legislativo repassou ao orçamento da prefeitura R$ 700 mil, valor destinado para a compra de 8.500 cestas. 

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As famílias constantes dos cadastros da Secretaria Municipal de Assistência Social estão recebendo as mais de 8.500 cestas básicas adquiridas pela prefeitura com os R$ 700 mil reais repassados pela Câmara de Foz do Iguaçu. Os recursos são provenientes da economia realizada no Legislativo nos primeiros meses de 2020, resultado da contenção de gastos. 

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Com diálogo entre os poderes e por meio de licitação, a prefeitura utilizou o recurso para comprar cestas básicas. A distribuição está ocorrendo de acordo com cronograma organizado pela Secretaria de Assistência Social. Todo o processo de licitação, aquisição, critérios, seleção das famílias e distribuição é feito pela prefeitura, por meio da assistência social.

Somando com outros recursos da prefeitura são aproximadamente 30 mil cestas básicas para as famílias carentes. O Secretário Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias Oliveira, explicou: “Através de um diálogo entre Legislativo e Executivo, chegou-se a um consenso de que a Câmara poderia fazer uma destinação de 700 mil reais para contribuir na aquisição de cestas básicas para que a gente pudesse neste momento de pandemia distribuir para população", relatou. 

"Por meio de licitação, foram compradas 8.551 cestas. Fizemos a opção pela maior cesta básica disponível com itens adicionais. As cestas comuns você pode ver que não tem alguns itens como a nossa. A média de preço é regional, mas a licitação é livre, podem participar fornecedores de norte a sul do país. Nossa estimativa é atender como um todo 30 mil famílias do município juntando os recursos próprios da prefeitura com os valores repassados pela Câmara", disse o secretário.

O repasse de recursos economizados pela Câmara foi viabilizado com a formalização da dotação orçamentária a partir do projeto de lei 41/2020, que autorizou o Poder Executivo Municipal a proceder a abertura de um Crédito Adicional Suplementar ao Orçamento Geral do Município. Esse foi o remanejamento que tem origem na devolução dos valores economizados e devolvidos pela Câmara Municipal. Na reportagem, o secretário Elias explica como foi feito todo o processo, quais critérios para escolha das famílias e como está sendo realizada a entrega das cestas básicas sem causar aglomerações.

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