Foz do Iguaçu: da Colônia Militar às perspectivas futuras

O jornalista Jackson Lima e o sociólogo José Afonso de Oliveira debateram a história e o atual momento da cidade no programa Marco Zero.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler 

Instalada em 1889, há 130 anos, a Colônia Militar é um marco histórico na edificação do que viria a ser Foz do Iguaçu, elevada à condição de cidade emancipada em 1914. A ligação com a Argentina e o Paraguai e os intensos comércio e deslocamento pelos rios da região, especialmente o Paraná, foram temas abordados pelo jornalista Jackson Lima e o sociólogo e professor universitário José Afonso de Oliveira. 

Eles participaram sábado, 8, do programa Marco Zero, levado ao ar pelo H2FOZ e Rádio Clube FM. A edição foi especialmente dedicada ao aniversário de 105 anos de Foz do Iguaçu, celebrado neste dia 10 de junho. 

Assista à entrevista:

Na rádio, Jackson e Afonso rememoraram personagens marcantes na história de Foz, como Belarmino de Mendonça, José Maria de Brito, Harry Schink e muitos outros. O cenário nacional e as condições políticas e geopolíticas, que influenciaram a criação da Colônia Militar nessas paragens, também foram abordadas pelos entrevistados.

Além da abordagem sobre a rica história iguaçuense, Jackson Lima e José Afonso de Oliveira também apontaram desafios de desenvolvimento econômico e social para a cidade, revelando a Foz que desejam ver no futuro. 

Durante o programa, Jackson Lima apresentou, em primeira mão, "7 arcos, 3 Degraus. Tudo o que você ainda não sabe sobre as Cataratas do Iguaçu", seu novo livro que será lançado durante o Festival das Cataratas.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.