H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Ordem do Caminho de Santiago realiza simpósio em Foz

Ordem do Caminho de Santiago realiza simpósio em Foz
Evento durante o Festival de Turismo vai abordar as experiências do turismo religioso (Foto: Divulgação )

Por Assessoria 

Nos dias 12 e 13 de junho, Foz do Iguaçu (PR) vai sediar o 1º Simpósio de Experiências de Turismo Religioso. O evento inédito vai reunir representantes da Ordem do Caminho de Santiago, Caminhos da Fé e da Rota das Missões Jesuíticas. 

O evento integra a programação paralela do Festival das Cataratas e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e informações sobre destinos religiosos.

O tema “As rotas de peregrinação como fonte de vertebração de território do ponto turístico, cultural e espiritual” vai dar o tom das palestras, mesas redondas e discussões lideradas por especialistas, chanceleres, conselheiros, comendadores e autoridades convidadas de cinco países (Brasil, Argentina, Paraguai, Espanha e República Dominicana. 

“Vamos discutir o que significa as rotas de peregrinação para o desenvolvimento do turismo nestes destinos”, avalia o vice-presidente Executivo da Ordem do Caminho de Santiago, Alejandro Rubin.

No dia 12, o Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention será palco de apresentações sobre o tradicional Caminho de Santiago de Compostela. A conferência inaugural “Caminho de Santiago, caminho cultural europeu” será apresentada pelo conselheiro da Ordem do Caminho de Santiago, Jesus Ares. 

Durante o mesmo dia, outros destinos do segmento, como o “Caminho da Fé”, “Rota de Itaipulândia” e a Rota das Missões Jesuíticas (Brasil, Paraguai e Argentina) também serão apresentados. 

O ex-diretor Geral de Itaipu Binacional, Luiz Fernando Viana é um dos convidados do evento. Ele vai relatar sua experiência de percorrer o Caminho de Santiago.

“É um encontro inédito que reúne ícones do turismo religioso. Caminho de Santiago, Rota das Missões Jesuíticas e Caminho da Fé, de Nossa Senhora Aparecida, têm muitas experiências a compartilhar. É uma felicidade abrigar esse evento em Foz do Iguaçu”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Já a programação do dia 13 será realizada no Rafain Palace Hotel & Convention durante o Festival das Cataratas. Lá os participantes serão recepcionados pelo idealizador e coordenador do evento, Paulo Angeli, que em 2018 foi homenageado com o importante título de Cavaleiro da Ordem do Caminho de Santiago em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol do turismo. 

Ordem do Caminho de Santiago

A Ordem de Santiago é supranacional e existe desde o ano 1175, quando foi instituída por Afonso VIII de Castela e aprovada pelo Papa Alexandre III. Atualmente são 1.163 cavaleiros e damas da Ordem do Caminho de Santiago, espalhados por 30 países. 
A maioria dos membros foi condecorada pelos relevantes serviços no turismo.

Caminho de Santiago 

O Caminho de Santiago está longe de ser apenas um roteiro turístico. Localizado entre a Espanha e a França, e com ramificações em Portugal, o percurso congrega, como poucas viagens no mundo, enormes doses de religiosidade, história e lindas paisagens. O trajeto é feito anualmente por milhares de pessoas a pé, de bicicleta ou a cavalo.

X