Turismo do Paraguai apresenta lenda do “Kurupi”

O Paraguai apresentou pela primeira no 17º Salão Paranaense de Turismo seu potencial para o setor com a campanha Paraguai Turístico Cresce. O local foi animado por um casal de dançarinos típicos e ofereceu ao público a degustação de chipitas (comida típica), sucos de frutas e drinks elaborados com a tradicional cana paraguaia. Mas o que mais chamou atenção dos participantes da feira foi a apresentação da lenda indígena do Kurupi ou Curupi, da região do Estado de Misiones no Paraguai.

Kurupi, quinto filho de Kerana e Taú,  é um indivíduo antropofágico, representado em desenhos com grandes bigodes, andando em quatro patas e com um membro viril de tamanho exagerado. Ele também é descrito como um anão robusto com os pés dirigido para trás, motivo pelo qual se torna dificultoso o seu caminhar ou o ato de trepar em árvores.

Mitos e lendas do Paraguai – Kurupi 
Com a aparência de um homem de pequena altura, propriamente baixo, de porte rechonchudo, bem moreno, de pele escura, com as mãos e pés peludos. Não possui conjuntura, pois o seu corpo aparenta estar montado em um bloco só. Em algumas descrições refere-se que ele tem os pés virados para trás, justamente para dificultar segui-lo. Mas a sua principal característica é o seu membro viril: um enorme e larguíssimo pênis que carrega enrolado na cintura, e serve para laçar suas vítimas.

É um ser muito sensual. Seus ataques às mulheres sozinhas que andam pela selva à procura de lenha ou frutos são muito mais agressivos e cruéis do que os do seu irmão Jasy Jateré. Nesses casos é sabido que o Kurupi, violenta, estupra e mata suas vítimas. Mas a sua maior diversão é raptar donzelas virgens que desaparecem misteriosamente da cidade e depois retornam para as suas casas e prontas para parir seus filhos aos sete meses de gravidez. Porém os filhos de Kurupi morrem ao sétimo dia de vida, de uma doença estranha. Também é dito, como crendice popular, que quando as mulheres vêem o Kurupi, elas enlouquecem para sempre.

O jeito de fugir deste monstro é cortando seu pênis, tornando assim inofensivo. Outra opção é trepar numa árvore, devido a que, como o corpo do Kurupi não tem articulações, ele não consegue subir para perseguir suas vítimas. Kurupi é considerado o gênio símbolo dos animais selvagens especialmente dos garanhões de todas as espécies. Ele nunca abandona a selva onde reina com o poder de sua sensualidade, execto nos momentos que ele sai para raptar suas vítimas.     

(Por Portal H2FOZ)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.