Youtuber do Canal Nerdologia é um dos destaques do Pint of Science

Filipe Figueiredo falará sobre o revisionismo histórico no festival de divulgação científica em bares, que acontece de 20 a 22 de maio, em Foz; veja a programação.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Assessoria

Você já deve ter ouvido a voz do professor Filipe Figueiredo, responsável pelo conteúdo de História do canal Nerdologia, que tem mais de 2,4 milhões de inscritos no Youtube. Ele será um dos destaques da programação do Pint of Science, evento mundial de divulgação científica em bares que acontece nos dias 20 a 22 de maio em Foz do Iguaçu. A entrada é gratuita.

Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), Filipe é colunista de política internacional do jornal Gazeta do Povo e do Xadrez Verbal, site que criou em 2013. “Sou apaixonado por história, em especial o período chamado Longo Século XIX, da Revolução Francesa até a Primeira Guerra Mundial”, destaca.

No Nerdologia História, que completa três anos no mês de maio, Filipe é responsável pelos roteiros e a locução. Maior canal educativo e científico do País, o Nerdologia também reúne conteúdo sobre biologia, química, física e tecnologia e é administrado por Átila Itamarino e Jovem Nerd.

Filipe Figueiredo, responsável pelo conteúdo de História do Nerdologia – foto  Divulgação

Em sua primeira participação em um Pint of Science, o professor está animado com a ideia do festival: “Será um evento divertido e plural, além de uma oportunidade para juntar produtores de conteúdo na internet e acadêmicos, de uma maneira acessível, em uma localização simbólica: a tríplice fronteira”.

Filipe Figueiredo vai falar sobre “As controvérsias do revisionismo histórico”, um dos temas que encerram o Pint Foz, na quarta-feira (22), no 277 Craft Beer. O objetivo é mostrar que a História, assim como qualquer outra ciência, evolui e é passível de novas interpretações. “Isso é diferente do revisionismo, que é uma distorção histórica por motivos políticos e ideológicos”, explica.

Ele será acompanhado pelo professor da Unioeste Fernando José Martins, doutor em Pedagogia pela UFRGS. Fernando vai explicar como a História e manifestada no processo educativo e falar sobre o perigo de o revisionismo chegar ao sistema educativo formal por pressão de quem está no poder. “Vale destacar o papel das redes sociais, e suas tendências à alienação, no processo educativo contemporâneo”, resume.

O “Pint Foz” é um projeto de extensão da Unila e tem o patrocínio do Parque das Aves e da Cataratas SA, além do apoio de Equalizee e Foz Outdoor. Mais informações em www.pintofscience.com.br/events/fozdoiguacu. Confira a programação:

Segunda-feira (20/05)

Os dinossauros estão entre nós? | Fronteira Gastronômica – Av. Silvio Américo Sasdelli, 2369, Vila A
Mathias Dislich e Henrique Luís Tavares (Parque das Aves)

Enigmas da Astronomia | Mr. Hoppy – Av. Paraná, 523, Centro
Carlos Coimbra (UFPR) e Oswaldo Barbosa Loureda (UNILA)

Terça-feira (21/05)

Bebês sob encomenda: projete o seu! | Guns 'n Beer Pub, Av. Paraná, 960, Centro
Maria Leandra Terêncio e Danielle Araújo (UNILA)

Mulheres na Ciência | Eden Steak Garden & Chopperia, Av. das Cataratas, 480, Vila Yolanda
Edna Possan e Idete Teles (UNILA)

Quarta-feira (22/05)

Sexo, drogas & rock ‘n roll | Hell's Dogs Motorcycle Bar, Av. Paraná, 3555
Flávia Trench (UNILA) e Hermógenes Moura da Costa (UNIVASF)

As controvérsias do revisionismo histórico | 277 Craft Beer, Rua Marechal Floriano Peixoto, 709, Centro
Fernando José Martins (Unioeste) e Filipe Figueiredo (Nerdologia)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.